09 agosto 2013

Resenha: Fallen






 Autor: Lauren Kate

 Editora: Galera Record
 Assunto: Romance sobrenatural
 Série Fallen - Volume 1
 Sinopse: Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.







                E se a sua alma gêmea nunca pudesse ficar com você?





   Luce passou sua vida toda tendo que fingir que era normal. Ela sempre viu as "sombras", que são uma espécie de fumaça escura, que se aproximam dela, e geralmente, algo ruim acontece depois disso. De primeira, ela não foi esperta o bastante para fingir que não via, contou aos seus pais e graças a isso passou um bom tempo indo à médicos, principalmente psiquiatras. Quando percebeu que nada adiantava, começou a fingir, e é claro, continuou sem entender o porquê de somente ela ter estas visões. Até quase o final do livro. Sim. A história corre bem devagar, não é exagero. As coisas começam a ficar mais interessantes lá para a página 300, sendo que o livro contém 401 páginas. A leitura flui bem, e as letras são grandes, então o ideal era que eu lesse rápido, mas demorei um pouco mais que meu tempo padrão, devido a isso.
   O que mais me chamou a atenção, inicialmente, foi a belíssima capa. Infelizmente, eu sou um pouco de julgar o livro pela capa e claro, pela sinopse, antes de ler. Então, eu esperava personagens mais maduros, um estilo mais sombrio... Só que não aconteceu o que eu esperava. Os personagens, a princípio são mais descontraídos, mais "teen". A autora conseguiu escrever uma história com complicações mais "maduras" e personagens nem tanto... Eu não sei, acho que o fato da história se passar num reformatório e mais uma série de fatores dos quais já vou falar, fez isso com a minha cabeça.
  Luce, nossa protagonista, vai para a Sword e Cross, um reformatório com um visual bem sombrio, graças a um acidente com o seu "ex-morto-namorado", ela desmaiou com as sombras em meio a um incêndio, e quando acordou, não soube explicar nada, mesmo que estivesse lá. Conclusão: a julgam como "culpada", e ela vai parar lá. E o que ela encontra  realmente são adolescentes, a princípio tem todo um cenário de "Meu Deus! Quanta gente problemática!". Mas não... Além do visual que a autora destaca, o pessoal fica bem na linha. Os personagens secundários, nem tanto, eles sim mostram certa rebeldia, mas nada de "crimes e delitos graves" lá, nada disso. São quebras de regras, escapadas, produtos ilegais... Coisas do tipo. A que mais chama atenção por sua "petulância" é Molly, que insiste em provocar Luce, e chama atenção por sua rebeldia. 






  Outro personagem que tem a capacidade de nos deixar perdidos, é o Cam. Luce o vê assim que chega ao reformatório. Desde o início, ele corteja Luce com palavras, presentes, convites. Sua amiga Ariane não gosta nada disso, por saber de fatos dos quais Luce ainda não tinha conhecimento. E você não sabe o que pensar mais quando a história corre, pois muitos mistérios aparecem os envolvendo, e nos faz fazer perguntas do tipo: "quem é quem?". Ela parece ingênua a princípio, pois vai para um reformatório, não um colégio interno, e parece de primeira, confiar um pouco demais nas pessoas. Eu ficaria com o pé atrás.



   "O garoto à esquerda, por outro lado, se encaixava no estereotipo desse lugar até um pouco demais. Ele era alto e magro, carregava um case de DJ pendurado num dos ombros, tinha cabelo preto repicado e grandes e profundos olhos verdes. Seus lábios eram cheios e de um cor-de-rosa natural que a maioria das garotas mataria para ter. Na nuca, uma tatuagem preta no formato de sol quase parecia brilhar na pele branca, subindo pela gola de sua camiseta preta."
  

   Mas peraí, Vivian, a sinopse não fala de um tal de Daniel? É, eu sei... É que esse livro segue o padrão dos romances sobrenaturais adolescentes com um triângulo amoroso, é claro. Devo confessar, fiquei bem na dúvida entre os dois personagens, eis aí, um dos mistérios da trama. Fallen é cheio de mistérios, pena que demore tanto para tudo acontecer. É como uma grande tempestade depois de dias sem chover. A chuva poderia ter caído ao longo da semana, mas deixou tudo para um dia. Fallen é assim, a maioria das "descobertas" só aparece no final. Ainda assim, a trama acaba com muita coisa mal resolvida que a própria Luce terá que descobrir nas continuações. Confesso, durante o meio, achei chato por causa de toda a demora, mas no final, fiquei louca para ler Tormenta (segundo livro da série) e descobrir logo que monte de segredo é esse.
   Falando melhor de Daniel agora... 


 "Ela levantou os olhos para Daniel. Suas cores pareciam brilhantes também. Sua pele era dourada e, sob a luz, os olhos eram quase como a chuva. Luce observou - sentindo um misto de confusão e vergonha, e uma tentação maior ainda - enquanto Daniel subia a margem de volta. Um raio de sol passou por entre as árvores e envolveu sua silhueta com um brilho radiante. Como a água cintilava sob a luz do sol, quase parecia que Daniel tinha asas."

   Nem preciso dizer o que ele é, não é? Só tem mais uns detalhes que não dá para pegar por aqui, mas não vou dar spoiler. E nem isso é, está escrito na parte de trás do livro. 
   A princípio, Daniel se mantém bem distante de Luce. E não, não é por aquele motivo cliché "sou perigoso... você é humana, não compreende, é impossível... oh". Não, ele tem um bom motivo. Então você pode odiá-lo a princípio, mas depois vai perdoar as bobagens dele. E o tipo de amor, a princípio, parece um daqueles "vi o cara, ele se mantém afastado e cada vez mais eu o amo porque... não tem um porquê", mas não é assim, como eu disse, Fallen é cheio de mistérios, e a autora soube conduzir tudo muito bem, cada coisa tem seu motivo, sua explicação. É bem bolado, e foge dos clichés dos outros romances sobrenaturais, que estamos acostumados a ver. Até o triângulo amoroso... Ela não fica mortalmente dividida, nem com uma amizade louca e no estilo "quase traição". No final do livro, pelo que parece, as coisas vão tomar um rumo diferente... Para falar a verdade, o epílogo nos deixa bem confusos sobre o que vai acontecer, mais curiosos. Simplesmente não dá para determinar.
   

   E os outros personagens?




  •   Ariane Alter: A primeira amizade que Luce faz no reformatório. Também mostra boa "rebeldia", e se autodenomina louca... De vez em quando parece mesmo. É uma das pessoas que usa pulseira com dispositivo de localização. 




  • Penny ou Pennyweather Van Syckle-Lockwood: a pessoa mais normal de toda a história.Só está lá porque seu pai era zelador do lugar, e faleceu, sendo enterrado lá. O único guardião legal que conseguiu foi o velho e decadente diretor Udell. Se mostra uma ótima amiga para Luce, sempre estando disposta a ajudá-la, por mais que seja loucura. Um exemplo? Investigar o passado de Daniel  ainda que ele pareça não se importar muito com Luce.


  • Rolland: amigo de Daniel. Descolado e do tipo que consegue coisas (produtos ilegais) fácil, fácil. Se mostra como amigo de todos.




   Fallen é sim um amor impossível, que mistura o sobrenatural e um pouco de religião, que eu considerei como uma boa ficção. Há também aspectos de reencarnação. E é claro, uma boa lição, que é: Não confie nas pessoas de cara, não importa quem elas sejam, nem o que pareçam ser, e as aparências enganam, tanto para o bem, quanto para o mal.
  Não considerei este primeiro livro um romance meloso. Para falar a verdade, tem até umas boas cenas de ação, e repetindo pela 4884636495002589 vez, muitos mistérios. Vale a pena ler. Não desistam na metade! Fica melhor! rs.
  Espero ter dito o suficiente, se eu contasse mais, daria spoiler com minhas opiniões. E de início, não há muito o que falar, pois como eu disse, as coisas são meio paradas.


 Novidades:


  •  O filme de Fallen será feito pela Disney e terá como diretor Saul Cajacuri. Não há data para lançamento.




   Beijos açucarados.

 Resenha feita por mim como postadora no blog Flor de Lis.





2 comentários:

  1. Oiee Gemulaaa, leu aí tua resenha? Não confie em ninguém de cara, e você parace confiar, cuidado! rsrsr
    Olha eu tinha esse livro. Mas comenti a burrice de emprestar e não voltou mais, também não estava fazendo questão de ler, e nossa eu fiquei confusa lendo aeee! rsrsr
    Beliscões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, gemula!! Vou tomar mais cuidado. Às vezes eu não sigo nem o que eu mesma falo! kkkkkkkkk...
      Eu empresto mas nunca dei esse azar com livros não, ainda bem! haha...

      Beijos. :D

      Excluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.