23 dezembro 2013

Resenha: A garota das cicatrizes de fogo






Autor: Ricardo Ragazzo

Editora: Novo Século
Assunto: Suspense sobrenatural
Páginas: 255
Sinopse: Quatro anos após o desaparecimento da filha e a misteriosa morte da esposa, Johnny Falco recebe uma pista que pode ajudá-lo a desvendar o caso. Um homem aparece morto com as mesmas características inexplicáveis de sua mulher: O CORPO NÃO PASSA DE UM ESQUELETO COM PELE. Seis anos após ter 80% do seu corpo queimado em um atentado, Lisa Gomez acorda em um hospital com uma incontestável diferença: TODAS AS CICATRIZES DE SEU CORPO DESAPARECERAM! E quando o destino dos dois se cruzarem na pequena cidade de Valparaíso, ambos descobrirão que as tragédias que cercam suas vidas estão muito mais interligadas do que poderiam imaginar.








 A Garota das Cicatrizes de Fogo








   Personagens traumatizados. Ela, quando criança, teve 80% do corpo queimado por um estranho em frente à sua casa. Ele, ao chegar em casa um dia, encontra apenas a morte: o corpo de sua esposa transformado em pele e osso, seco e morto, o que ficaria para sempre em sua mente. Sua filha? Desaparecida. E um dia os destinos de ambos se cruzam, através de acontecimentos sem explicação relacionados às tragédias de suas vidas. Os nomes? Lisa e Johnny. Tudo começa com Johnny. É evidente que após alguém perder a esposa e ter a filha desaparecida, sua vida muda completamente. Não há explicação científica, racional, seja lá o que for, para o estado em sua mulher é encontrada. A morte não pode ser explicada normalmente. Como ele poderia encontrar sua filha? Claro que um pai iria atrás de sua filha, de todas as maneiras possíveis. E é exatamente isso que ele faz. Mas por onde começar? A morte é inexplicável, o sumiço é inexplicável... Então vamos começar pelo inexplicável! Johnny faz amizade nesse meio tempo, alguém com problemas, como ele. Seu amigo, Sal, encontra um dia, em uma cidadezinha, casos de morte semelhantes ao da esposa de Johnny, que finalmente parece ter uma pista de verdade, após seguir tantos rastros falsos. E com ajuda financeira do amigo, é para lá que ele vai. Nesta cidadezinha descobre que há muito mais envolvido na morte de sua esposa do que poderia imaginar. Um livro de suspense sobrenatural que mostra o mórbido e o inacreditável. Em que o lado psicológico dos personagens é bem trabalho, pensado sobre seus dramas, receios e objetivos. E uma trama que leva a um final surpreendente partindo-se da premissa inicial.


    Na cidadezinha de Valparaíso, Johnny Falco se passa por detetive para investigar as mortes supostamente semelhantes à de sua esposa. Em meio à sua investigação, cada vez mais possui a certeza de estar na direção certa. O que o impulsiona a seguir em frente é a esperança de encontrar sua filha desaparecida ao encontrar o assassino de sua esposa. Ele sabe que devido às circunstâncias em que os corpos são achados, a jornada não vai ser fácil, mas o amor de um pai o faz ter coragem de desafiar o desconhecido de todas as formas. Johnny é um personagem que possui atitudes másculas em muitos momentos, no sentido de tomar as atitudes certas quando necessário, de ir atrás das pistas, de desafiar os perigos e antagonistas que surgem em seu caminho. Mas ao mesmo tempo se mostra fragilizado pela perda, a dor dele é perceptível em diversos momentos no livro. Os traumas são bem trabalhados, como eu disse antes, o psicológico também ganha bastante atenção neste livro.

   E ao mesmo tempo em que Johnny é apresentado e segue sua busca, conhecemos Lisa. Como foi dito antes, ela teve 80% de seu corpo queimado, quando criança. Então, além do enorme trauma psicológico causado, também há as marcas físicas, sequelas do grande atentado. Um dia, ao acordar, Lisa nota que o impossível aconteceu: todas as cicatrizes de seu corpo desapareceram! Do nada, sem nenhuma explicação científica possível. O médico até sugere que ela permaneça no hospital para investigações, que poderiam servir para ajudar outras pessoas depois. Mas Lisa, que passou quase toda a vida no hospital e agora é uma adolescente quer começar a viver normalmente, finalmente! E lá vamos nós perceber as sequelas dos acontecimentos em seu psicológico. Lisa passou muito tempo lendo, assistindo séries de TV, e pintando em seu atelier no porão de sua casa. Ao voltar ao mundo exterior, com o qual ela teve muito pouco contato, sua sensação é de receio constante. A TV mostrava como alguns jovens não eram aceitos e a crueldade de outros. Sem cicatrizes, Lisa chama a atenção e logo se enturma com um grupo que se soubesse quem ela realmente era antes, a rejeitaria imediatamente. A amizade que faz logo de início é Leo, um garoto mimado e sem maturidade, que precisa se sentir superior aos outros para se sentir melhor. Levada pela inocência de nunca ter convivido realmente com outros de sua idade após o acidente, Lisa se deixa levar por ele e seu grupo de amigos, como uma garota popular das séries americanas. Até que problemas do seu passado retornam para lhe assombrar. E suas tragédias se cruzam com as de Johnny Falco.

   Adorei o retrato de Lisa após seu retorno. O cuidado que o autor teve de investigar como os jovens atuam, a crueldade, que não fica superficial como série de tv, mas superficial como infelizmente muitos são na vida real. O que leva daí profundidade de personalidades reais e personagens tipo, digamos assim. O medo dos jovens de não serem aceitos por aquele mundo particular, o medo da solidão, da exclusão, de virar piada entre os outros, que leva o ser humano a tratar outro mal ou se omitir diante de tais atitudes para se encaixar. A hipocrisia da preocupação exclusiva com as aparências e a futilidade. Entre outras coisas... Mas ao mesmo tempo que Lisa se mostra a princípio dessa forma, posteriormente ela amadurece. Adorei esse fato também, a evolução dela. Mostra que isso é possível, a redenção. Não só Lisa, mas outros mocinhos deste livro erram em alguns momentos. Fogem das normas, inventam suas leis, seus princípios diversos. São humanos. Com seus traumas e desafios a superar. Além disso, notamos a ambiguidade de outros personagens que não citei aqui. Em dados momentos alguns personagens aparecem e o que precisamos descobrir é quem são eles. Por mais que eles afirmem ser uma coisa, desconfiamos, nos precipitamos a formular hipóteses contrárias. E daí partimos a ler na tentativa de descobrir quem é quem e o que quer cada um. 

   A Garota das Cicatrizes de Fogo é um livro que vale muito a pena. A única coisa que aconteceu comigo foi esperar mais dele. Quando li 72 Horas para morrer, primeiro livro do autor, fiquei grudada demais nas páginas. Eu não conseguia parar de ler e fui super surpreendida ao final. E esperava sentir as mesmas coisas com este livro. Não foi tudo o que eu esperava, mas é uma leitura muito boa. Apenas prefiro 72 Horas para morrer entre os dois livros. Quem já leu e espera a mesma ação sufocante, não terá. Neste livro as cenas são menos corridas, não há tanta urgência em se descobrir quem é quem, nem tantos suspeitos de terem cometido os crimes em questão. Fora o lado sobrenatural, que é muito mais explorado. No quesito edição, o livro está maravilhoso. A capa é linda, e por dentro as folhas ganham a variação de cor no início dos capítulos, com páginas pretas. Geralmente não comento tais aspectos, mas desta vez tive que comentar porque me chamaram muito a atenção.

   Em outras palavras, A garota das cicatrizes de fogo é um suspense sobrenatural bem trabalhado, principalmente no desenvolvimento dos personagens, e com um final surpreendente. Quando as vidas de Johnny e Lisa finalmente se cruzam, a ação passa a se desenvolver melhor, os acontecimentos indicam o caminho certo e os muitos perigos e sacrifícios a serem feitos em busca dos objetivos de cada um. Há perdas, desafios, receios e traumas, e o inacreditável. Sem mais detalhes para não soltar spoilers, só deixo minhas recomendações para que leiam. E meus sinceros agradecimentos ao autor pela atenção e disponibilidade para a parceria. E peço desculpas pela minha demora em publicar esta resenha.
   







  Conheça a fanpage do autor e fique por dentro das novidades.
  Link no Skoob.


  

 






Um comentário:

  1. Nossa, confesso que nunca li uma resenha tão bem trabalhada como a sua. Está de parabéns :} Estou louca por esse livro, está nos meus desejados a bastante tempo. Quando o livro chegou tive uma decepção enooorme, ele veio todo amassado, a capa estava um horror. Fui na loja e lá não tinha outro exemplar, tive que trocar por outro livro. Agora lendo sua resenha me arrependo de não ter esperado eles enviarem outro. Um beijo.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.