17 dezembro 2013

Resenha: Gring♥s On-line






Gring♥s On-line - Propostas para um recomeço

Autora: M. S. Dehlia
Editora: Ler
Páginas: 147
Assunto: Romance, viagem, relações interpessoais
Sinopse: Um amor inesperado e indestrutível que surgiu quando ela brincava de analisar perfis em um site europeu de relacionamentos. Conheça Gringos Online! - Uma comédia romântica que traz Mariam, uma atrapalhada brasileira que se dizia blindada para o amor até conhecer o Lord Inglês Adam Marshall. Decidido, desde que viu uma fotografia de Mariam no site, Adam se desdobrou para conquistá-la e fazê-la acreditar que ainda existem homens perfeitos e capazes de fazer uma mulher completamente feliz. O livro também traz muitas informações sobre viagens, museus e especialmente detalhes do cotidiano londrino, alemão e croata.









Propostas para um recomeço










  Gring♥s On-line é um daqueles livros que nos fazem viajar e nos divertir ao longo da história. Conhecemos a trajetória de Marian por países europeus, ao mesmo tempo em que acompanhamos suas aventuras em sites de relacionamento, onde se relaciona com gringos. Como tentativa para sair do tédio, Mari começa a usar o site e a conhecer pessoas novas, além de treinar seu inglês, mas sem encarar aquilo com seriedade. Percebemos que pouco a pouco ela se envolve mais naquele mundo, teclando, conversando, levando uns mais a sérios que outros com o passar do tempo... E claro, com segurança. Nossa personagem não é ingênua, e sabe dos perigos virtuais que corre com tais aventuras. A mistura de encontros e desencontros amorosos ao mundo europeu deu um resultado que vale ser lido, com toda certeza.

  Mari começa sua viagem por Londres, Inglaterra. Acompanhamos suas visitas aos pontos turísticos, que muitas vezes apresentam notas de rodapé, apresentando tal lugar ou tal diferencial cultural. Gostei muito disso, porque ao ler, acabamos aprendendo mais e talvez nos interessando em visitar o local citado. Logo de início, já presenciamos seu encontro com um inglês que ela conheceu através do site de relacionamentos. Derek é policial na Itália, e consegue uma folga para se encontrar com ela. Este é o segundo encontro de Marian através do site, e ela está confusa. Não queria nada sério, como poderia se posicionar depois de conhecer alguém pessoalmente? É como querer jogar com a ferramenta virtual, mas não se envolver nem acreditar tanto naquilo. Seu primeiro encontro com Derek não sai como esperado... Na verdade, digamos que o tal inglês não se comporta de acordo com o esperado. Creio que as atitudes dele são completamente fora de bom senso, mas não vou narrar o que acontece para não soltar spoilers. 

  Já seu primeiro encontro foi com alguém que ela tinha a princípio como amigo, apesar das intenções do outro não serem as mesmas. Eles se conhecem, saem, passeiam por aqueles cenários maravilhosos, mas também não dá certo. E depois da personagem - que mostra não ser daquelas sem sal, mas que tem seu lado humano e de fraquezas em determinados momentos - contar melhor sobre o contexto atual em que sua vida se encontra, citando os encontros que teve, o que aconteceu antes no Brasil, apresentando personagens que ainda apareceriam depois, a história engata ao ponto principal: O dilema Adam. E digamos que o desandou um pouco a história para mim foi o modo de contar o que veio antes do Adam. Adorei conhecer mais um pouco de Londres, saber mais sobre sites de relacionamento, parar de acreditar que ali só tinha furada - sim, eu pensava em vírus, golpistas e gente solitária, talvez ingênua interagindo -, passar a ver que ali se configura um outro mundo, e conhecer a história que para mim teve uma ideia muito boa. Porém, acredito que seria melhor ainda, se os fatos que aconteceram fossem contados mais proporcionalmente. Por exemplo: conhecemos sua amiga Samira, que só vai participar da história mesmo bem mais para a frente, logo no que eu considerei como apresentação do enredo. Por que não apresentar um pouco depois? Ou que fosse antes também... Alguns fatos são contados antes de outros, mesmo tendo acontecido depois. Por quê? Poderia ter dado certo, até, mas do jeito que ficou, senti que não foi tão envolvente. Talvez se houvesse ainda mais uma dose de conflitos, de situações mais engraçadas ainda, por trapalhadas em que a personagem se coloca sem querer, para depois no final gerar mais consequências engraçadas daquilo, o enredo também se tornasse mais envolvente, do tipo que deixa a gente grudado, sem comer nem dormir.

   Também tem o fato de que os encontros narrados no início depois somem. É como só contar o que aconteceu com ela, mas os fatos não geram uma consequência direta na história. Acredito que se eles envolvessem mais conflitos engraçados e acarretassem consequências, o livro que já é bom, ficaria melhor do que já é. É como ler aquilo e... ok. Está legal, mas e o que isso tem a ver com o depois? Por que eu precisava saber daquilo? O foco depois passa a ser as viagens por outros países europeus e a volta ao Brasil, ao passo que há o envolvimento direto ou não com o personagem Adam. O foco muda e passamos a pensar em outras coisas, de modo que o que veio antes passa a ser esquecido. E eu gostaria mais se os acontecimentos contribuíssem para o depois e não se perdessem, além de serem mais envolventes no sentido de conter mais conflitos. Conciliando, também, é claro, as notas sobre os locais e os fatos culturais, de forma harmoniosa.

  Voltando ao acontecimento sobre o qual a história passa a girar depois, conhecemos Adam a princípio através das conversas entre ele e nossa protagonista. Achei muito interessante haver e-mails na história, naquele formato, com a preocupação de haver tradução também, abaixo do que ele dizia. Pois os diálogos se efetuavam em inglês, mas apresentavam tradução. Assim como o modo como ele falava algumas vezes, após usar o tradutor, que acabava se saindo fiel a como aparece realmente. O cuidado com a mudança de idiomas, explicitar a dificuldade da personagem com uma língua que ela ainda está aprendendo foi outro ponto positivo. Adam se mostra um homem diferente dos que ela havia conhecido, e ela se surpreende com isso - devo confessar que eu também me surpreendi com o Adam. Ele tem um carinho especial, uma dedicação e determinação que valem muito. Acho que no fundo, toda mulher gosta de um parceiro que se preocupe, que esteja ali presente, e o Adam traz muito isso. Fora depois, a super química que acontece entre eles. A sedução que vem de um mocinho, que consegue encantar sem ser bad boy. Eu, pelo menos, costumo me encantar mais com livros em que o mocinho apresenta aquela pegada mais bad boy, mas gostei do Adam. Da maturidade que ele traz, que condiz com a sua idade. E esse foi outro diferencial do livro para mim, a história de amor é entre pessoas maduras. Então não espere encontrar mimimis adolescentes e dramas desnecessários. O que há são conflitos, sentimentos e etc, abordados de outra óptica. Tem um certo momento em que a personagem passa por uma situação mais complicada, e é difícil para ela encarar isso, por alguns momentos. Ela sente isso. Até nós sentimos. Mas não é aquele exagero típico, são as coisas como elas são. Há a dificuldade, sofremos, enfrentamos, seguimos em frente, recomeçamos, e às vezes a vida nos dá uma segunda chance.

  Gringos é um livro que nos faz viajar, repensar nossos conceitos sobre sites de relacionamentos e, talvez, acreditar que a vida nos dê uma chance de recomeçar quando necessário. Seja de mudar de atitude, seja de recuperar o que se foi, seja de simplesmente tentar de novo aquilo que não deu certo por nossos erros e escolhas. E que também mostra que o orgulho não traz felicidade plena. A personagem acaba sendo orgulhosa algumas vezes, com pessoas que talvez não merecessem tal resposta em determinado momento, e depois se arrepende. Assim como acaba, de certa forma, sofrendo as consequências de determinadas atitudes posteriormente. E ainda há aquelas atitudes de não dar o braço a torcer, como quando se morre de saudade de uma pessoa, mas não se procura ela. Por que as pessoas fazem isso? Creio que este também seja um bom tema para reflexão. Apesar do que eu percebi que poderia ser melhorado, o livro continua valendo a pena sem aquilo. Ficaria melhor, para mim, observando-se tais aspectos, mas ainda assim, vale a pena conferir e se divertir, pensando em recomeços e dando um passeio literário por locais encantadores da Europa.










  E se você se interessou pelo livro, não deixe de participar do sorteio que está rolando aqui no blog, em que você pode ganhar um exemplar de Gring♥s On-line e de muitos outros livros, pois é um super sorteio de final de ano. Participe! Clique aqui.

 Conheça também a fanpage do livro e o blog da autora, para acompanhar as demais novidades e até mesmo garantir seu exemplar. Confira também a entrevista com a autora!

  E também deixo meus inúmeros agradecimentos à autora por esperar pacientemente, mesmo eu tendo passado do prazo da resenha e ter demorado a enviar a entrevista. Por responder sempre atenciosamente, carinhosamente e ainda compreender aquilo que vi como ponto a se melhorar na história, como ponto a crescer. Que venha sempre evolução, como todo ser humano precisa, e muito sucesso pelo mérito, sempre! E mais Adam! Por favor! haha...



 Beijos açucarados











2 comentários:

  1. Parece ser legal esse livro, ja tinha visto divulgarem mais nunca tinha lido uma resenha, fiquei com vontade de ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas a sua resenha me deu vontade de lê-lo. :)

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.