01 abril 2014

Resenha: Breterech, Steve - Unidade 1-5-0





Autora: Eleonor Hertzog

Publicado na Amazon
Assunto: spin-off da série Uma Geração. Todas as decisões.
Páginas: 100
Sinopse: Uma geração. Todas as decisões. – a história dos parece, mas não é. Personagens não são o que parecem, situações não são o que parecem, até mundos não são o que parecem! Convido-os a conhecer um pouco mais da vida de Steve Breterech, quer dizer, Steve de Radamashi, quer dizer, Konrad... Bom, enfim, ele, que é um dos TOP 10 dos parece, mas não é! 






 Surpresas, emoções e ansiedade...





      Se você nunca ouviu falar de nenhum livro da série Uma Geração. Todas as decisões. pare tudo agora e vá se informar! Para mim essa é exatamente aquela série que você tem que indicar aos amigos e só descansar quando alguém ler. O chato é que essa também é aquela série incrível que não tem tanta divulgação nas livrarias mais comuns de onde eu moro, e que quando tem, assusta só um pouquinho pelo tamanho dos livros. Mas eu garanto que nada disso interfere no que você sentirá ao ler estes livros. Se você ainda não sabe, a série é composta por Cisne e Linhagens. E agora, Breterech, Steve, o livro desta resenha, paralelo à sequência original. Na verdade, ele seria uma parte extra de Talismãs. Cisne é o livro que te apresenta para aquele mundo maravilhoso e termina te deixando ansioso para o próximo. Linhagens não te deixa parar de ler de tão dinâmico. E este, desta resenha, é ainda mais dinâmico! E eu ainda me perguntava se isso era possível. Eu considerei mais dinâmico, mais rápido, porque é menor e você consegue ler de uma vez. E foi exatamente isso que eu fiz. É bem rápido, e como os outros livros, você pode ler sem ter lido os anteriores. Claro que é melhor ler os outros antes, mas se não der, não tem problema... 

   Fazendo um resumo geral da série para que vocês consigam entender o sentido do conto de verdade, tenho que contar algumas coisas... O contexto em que se passa tudo é de uma Terra unificada, com um único governo e com contato com outros mundos do universo. Então logo de cara dá para perceber que temos um pouco de ficção científica e reflexões sobre a nossa Terra atual (que a autora alega que foram sem querer, mas que eu não pude evitar perceber, hihi...). Nesse mundo que deixa os leitores curiosos a desvendá-lo encontramos muitos, muitos, muitos personagens. É... tem muitos personagens mesmo! Só que você não se perde! Em Cisne pode ser que você se perca um pouco, mas depois você se acostuma. E em Linhagens tem um índice com detalhes sobre tudo, e vem até daí a questão de quem não leu Cisne poder ler Linhagens. Falando sobre os principais e sobre o enredo em si, devo citar a tripulação do Cisne, um barco de pesquisas que leva uma família enorme e linda, cheia de personagens legais, que nos encantam e nos deixam de queixo caído. Como a sinopse diz, nesse mundo temos muito do "parece, mas não é". E os cientistas Henry e Doris, pais da família de Cisne, são mais que cientistas. Na verdade, eles são de outro mundo e possuem mil e um segredos na Terra. E depois da história se desenrolar bastante vamos conhecendo jovens que vão para Champ Bleux, a melhor escola formadora de cientistas (a melhor profissão do contexto) da Terra. Claro que aqueles que vão para lá também são personagens especiais. Em Linhagens, mais especificamente, vamos descobrindo que os personagens possuem habilidades especiais, espécies de poderes mentais, e que isso tudo e muito mais está ligado ao sistema de linhagens. Há várias linhagens pelo universo, e cada uma possui suas características. Muitos dos jovens que vão para Champ Bleux são de linhagens especiais, ativas, e recebem treinamentos. Um deles, que aparece desde Cisne, ao lado de Harmon é Steve Breterech...

   Antes deste livro, tudo o que sabemos sobre ele é que ele é um guardião de Harmon, que pertence a uma dessas linhagens. Só que é claro, lá vem Eleonor e nos surpreende de novo. Eu esqueci de falar, mas o mais legal da série toda é que ela é repleta de surpresas, você não consegue adivinhar de jeito nenhum o que vai acontecer! Claro que aqui não seria diferente. Lemos e descobrimos que Steve é cheio de segredos que podem determinar muito na história da série em si, que continua em Talismãs, terceiro livro da série. Para começar, o que se descobre de cara é sobre sua infância, seu passado e suas verdadeiras origens que divergem muito do que ele aparenta ser. Tudo isso influencia direto no seu presente. Além disso, convivendo mais com Steve, percebe-se mais sobre sua personalidade, que não é aprofundada nos outros livros por ele não aparecer tanto. Mas aqui ele é o foco! E segredos são relevados, emoções são despertadas e tudo isso numa narrativa jovial, leve, mas que ao mesmo tempo faz o leitor pensar em algumas partes, sem ser forçado, assim como nos faz rir, sorrir e relaxar. Por isso, o livro é recomendado para quase todas as idades, desde as crianças que já conseguem entender a articulação desse universo todo até as mais altas idades, que também irão se apaixonar por esta realidade única e especial criada por Eleonor Hertzog.

    Sempre que leio algo dessa série, acabo parando e pensando em coisas que acontecem no nosso mundo mesmo. É aquela velha história da literatura imitar a realidade e nos fazer refletir sobre ela. Eu sei, a Eleonor vai dizer que não foi de propósito, mas consegui pensar a respeito do ódio ser ensinado às crianças desde cedo pelos pais. Em vários lugares do mundo vemos isso hoje em dia. No caso da história, vemos na parte de conflitos e guerras em dado momento. Além disso, vamos percebendo que apesar da Terra ser unificada, há realmente a calma que precede a tempestade da qual tanto ouvimos falar. Há conflitos ocorrendo, preconceitos, injustiças, crimes, assassinatos... E claro, novamente a ponta da crítica às mentes vazias, fúteis. Adoro... hihi... Fora isso, você consegue se lembrar de coisas que já aconteceram antes e te fizeram pensar. Como eu havia dito, são muitos acontecimentos nesta série. Breterech, Steve vai narrar uma série de acontecimentos em torno do personagem do título. Além de descobrir segredos dele, embarcamos em uma ótima aventura, que deixa qualquer um babando pela sequência (sim, de novo, para quem já leu os outros livros). O que acontece é que viajamos junto de Steve para um evento público onde há videntes com bolas de cristal e etc, para encontrar justamente uma espécie de bola de cristal, mas que obviamente, também não é o que parece, mas sim uma pérola que possui valor para as linhagens, por adivinharem de verdade o futuro. E lá ele encontra uma... e o que ela diz não é nada bom. É previsão de problema certo nos outros livros. Além disso, conhecemos outra realidade, com mais segredos que até Steve desconhece! É... repito: nem tente adivinhar, você será surpreendido!

    Breterech, Steve é um livro maravilhoso, que tem cara de conto que pode ser lido de uma vez, sem arrependimentos. Algo que os amantes da série vão amar, e que os que não conhecem precisam conhecer. Mais uma vez seremos surpreendidos e impelidos a ler mais e mais, para quase surtar ao descobrir as surpresas que jamais esperaríamos. Somos lançados de encontro a emoções e situações únicas, dentro de uma série que sempre traz algo bom e nos faz pensar, sem forçar a barra. E que ao mesmo tempo nos diverte e encanta em situações divertidas e especias. Encontramos personagens incríveis. E descobrimos que nem tudo é o que parece quando se trata da série Uma Geração. Todas as decisões. E tudo isso por menos do que uma passagem de ônibus na Amazon. Se você gostou, não deixe de conferir aqui. Garanto que é tão bom que até os mais radicais que não encontram meio fora do computador não se incomodarão de ler lá. E se você ler, não se esqueça de vir me contar o que achou depois. Novamente, deixo meus agradecimentos à Eleonor pela parceria e amizade, e meus sinceros elogios a tanto talento e criatividade que conseguem caber, por incrível que pareça, dentro de uma pessoa só.






12 comentários:

  1. Nossa, nunca ouvi falar desse livro e apesar de não ser o que costumo ler, confesso que fiquei um tanto curiosa. Gosto dessas histórias em que as coisas não são o que parecem ser, e também dos personagens sólidos e intrigantes.
    Se tivesse a chance de ler, assim o faria.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sinopse...parece ser reflexivo.
    Eu ouço falar bem da Eleonor..se eu não estiver engana que é a mesma autora de Cisne..
    Entendo as 5 estrelas..rs

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, não conhecia essa série e nem a autora. Estou com saudades de ler uma ficção científica e a premissa dessa série me ganhou.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Realmente não conhecia essa série, mas só pelo amor com que vc escreveu da pra perceber que é ótima ...

    ResponderExcluir
  6. Geente, que resenha é essa? Você falou tão bem do livro que é impossível não sentir vontade de lê-lo. Já tinha ouvido falar na Eleanor e em seus livros, alguns amigos meus tem parceria com ela, mas nunca tinha me interessado a ponto de comprar o livro. Mas a sua resenha me deixou super curiosa, e eu adoro histórias nesse tema.. Realmente espero poder desfrutar dessa leitura em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivinha,

    vi algumas blogueiras comentando sobre esse livro. Parece ser interessante. Ainda não li nenhum livro da Eleonor, mas pretendo ler em breve.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Desde o lançamento de "Cisne" que fiquei com vontade de ler essa série. O problema é justamente isso que você comentou em relação ao tamanho dos volumes. Tenho medo de livros grandes. kkkkk
    Não sabia que iria rolar um spin-off da série, mas até que gostei da ideia. O legal é que ele é curtinho, e mais dinâmico e assim, a leitura fica bemais agradável. E, mesmo não sendo necessária a leitura da série, acho que se começar po ese, a coisa não flue bem.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. mas gente , que isso ?! Vontade de ir agora na livraria e comprar ! 'o'
    não conhecia a série, e , ao ler a resenha, senti vontade de ler agora ! Parece nos levar à uma reflexão e, com certeza, nos fazer ficar atentos o tempo todo, pois não podemos deixar escapar nenhum detalhe !
    ameei..
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  10. Oii amiga..
    Toda resenha dele é positiva. Não adianta eu fugir, preciso ler Cisne urgentemente!!
    Será que dá pra começar por ele?? Tipo, só pra dar um gostinho e ficar curiosa com Cisne e Linhagens?!
    =D

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. A resenha está muito boa, mas não curti olivro.
    Nada me chamou atenção, a começar pela capa, se fosse julgar pela capa, não ia ler mesmo. E a sinopse e a resenha não me animaram muito.

    ResponderExcluir
  12. Não sabia desse livro paralelo.
    Tô bem curiosa pra ler essa série. Curto bastante ficção cientifica. Mas ainda nao achei "Cisne" pra comprar por um precinho bacana =\
    Esperando a oportunidade aparecer ^^

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.