29 maio 2014

Resenha NÃO PARE!






Autora: FML Pepper
Publicado na Amazon - Compre aqui

Assunto/ categoria: Romance Sobrenatural, Morte, Ação, Literatura Nacional, Literatura Infantojuvenil, Romance Sobrenatural, Livro Viciante

Páginas: Aproximadamente 318
Sinopse: Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!










"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

1 Coríntios 13:1-7







Você confiaria na morte?




        Por Tyron! Da última vez que um livro me fez dormir tão tarde foi Belo Desastre, em que parei de ler (no computador, sem estar acostumada a isso) às 6h da manhã. Daquela vez eu nem estava com sono. Estava quase drogada, viciada na história, me recusando a dormir de todas as formas enquanto não soubesse o que aconteceria ali. Só que se eu não fosse dormir pessoas surtariam aqui em casa... Então fui. Ontem, fui dormir 4:31h, terminando NÃO PARE!, e eu já tinha terminado àquela hora. Acredito que se eu tivesse sentado um dia de manhã para começar a ler, eu terminava antes de ser tão tarde. Mas eu comecei em tal momento, e depois comecei de noite, antes de dormir. E na pressa de "vou ler só mais um capítulo, faltam tantos minutos e um pouquinho", lendo no celular (é, não tenho Kindle para ler os arquivos da Amazon), terminei o livro. A narrativa é fluida, rápida, e faz você realmente não parar! Nem preciso dizer que me apaixonei por Richard, se você acompanha o blog e já ouviu falar do livro. Mas aos que não sabem, eu tinha que gostar dele desde o início. Desde a primeira aparição misteriosa. Desconfiei de Kevin de cara - nunca confio nos que se dizem tão bons de início. E a mitologia! O mundo criado neste enredo sobrenatural é incrível! Nossa! É diferente! Esqueça histórias de vampiros, anjos e qualquer coisa que já vimos várias vezes (apesar de amarmos). Ao ler NÃO PARE! você vai se apaixonar por algo diferente. Seguro meus dedos para não contar o que é. Acredito que o melhor do livro é justamente você ler sem saber, para formar teorias a respeito. E nossa! Eu não descobria o que os personagens eram no início, apesar de saber que seria algo diferente. E isso é maravilhoso! Você se surpreende, se apaixona, se sente instigada, e ainda desfruta de um mundo novo, com cenários magníficos e sombrios, pelo mundo.


         Agora que já parei de surtar, vou contar mais sobre a história. Em primeiro lugar, o livro é um romance jovem adulto (YA) sobrenatural. A protagonista tem 16 anos, e nos passa isso, sem exagerar indo para cima ou para baixo, em sua personalidade. Ela é concreta. Representa bem uma garota que passou a vida viajando com a mãe, por causa do trabalho da mesma, que era investir em lentes de contato para Nina, nossa protagonista. Nina tem os olhos com pupilas iguais a de um gato. Alongadas. E sempre usou as ótimas lentes da sua mãe, a pretexto de evitar comentários maldosos das pessoas de sua idade. E ao viajar sempre, elas costumavam partir após algo estranho, que colocava Nina em perigo, acontecer. Ela pensava que era azar, assim como as mortes ao seu redor. Mas de cara, percebemos que há algo errado que a mãe de Nina sabe, relacionado ao que Nina é. Óbvio que tudo tem um motivo. Assim como o fato da protagonista se instalar em Nova Iorque e ver que sua mãe decide ficar por lá, ao mesmo tempo em que vários novos alunos chegam ao colégio junto dela. Ela nem queria fazer amizades, mas depois da decisão inesperada de sua mãe, começou a se dar bem com Melly. Ao mesmo tempo em que ia conhecendo dois estranhos e intrigantes garotos que pareciam serem mais velhos que o restante dos alunos (assim como todos os outros alunos novos misteriosos): Kevin e Richard. 



"Foi quando me deparei com um par de olhos absurdamente azuis por baixo de grossas e negras sobrancelhas que me fariam perder o chão, se eu já não estivesse deitada sobre ele. Era de um azul-turquesa vivo incomum, muito brilhante e tão penetrante quanto um tiro de fuzil em um coração sem um colete de proteção. Seus olhos, no meio de tantos outros, fulguravam para os meus.''

     
         Nina é salva por Kevin ao quase ser atropelada numa avenida. Mais um dos estranhos acidentes que acontecem a ela, sempre acompanhados de estranhos calafrios e sensações de desmaio, e até misteriosas mortes próximas aos acontecimentos. O que dá até mais ação ao livro. Sempre há algo estranho acontecendo a ela, que te faz pensar "agora ela vai descobrir tudo!", "quem será que vai aparecer?", "como ela vai sair dessa?", "quem está a perseguindo?", "o que eles querem?". Kevin se mostra muito solícito imediatamente. E com a inexperiência de Nina, de nunca ter namorado ou beijado alguém, ela tem a reação esperada de uma personagem adolescente deste contexto: "um cara lindo veio falar comigo! ah!". Seu interesse por ele é imediatamente despertado. Tudo bem... Mas pouco depois disso, ela descobre Richard. Um estranho e irritante aluno novo, que possui penetrantes olhos azuis e cicatrizes nas mãos. Seus primeiros contatos foram perfeitos para mim. Eu simplesmente A-M-O personagens masculinos irônicos, num estilo bad-boy inteligente. E Richard é assim. Como eu não poderia me apaixonar? De cara ele dá uma lavada nela na aula de história, em que dá uma bela sambada ao responder de forma completa o que é Mercantilismo - pelo que foi perguntado ele foi até além. Fora isso, a todo momento eles se esbarram, e as implicâncias dele a deixam louca - de raiva! E pouco a pouco, suas reações vão a deixando desconfiada. O que há nele, que mexe tanto com ela? E o que ele esconde, e o que tem a ver com todos os acidentes estranhos que acontecem a ela? Pouco a pouco, ambos passam a estar por perto quando coisas estranhas acontecem... Até ela se ver em meio a um turbilhão de acontecimentos que finalmente revelarão a verdade pouco a pouco.

          Uma das coisas ótimas em NÃO PARE! é que tudo vai acontecendo no tempo certo. Nada rápido demais, nem devagar demais. O romance, as revelações, os sentimentos que afloram, a mitologia que se desenvolve gradualmente sem deixar o leitor confuso... Tudo se encaixa no tempo perfeito. E a mensagem que o livro me trouxe foi simplesmente perfeita! Minha mensagem favorita, retratada no trecho bíblico que abre o livro, logo no início desta resenha. O amor. A força que o amor tem de salvar e redimir, de fazer a vida valer a pena. A salvação através do amor. O modo como o amor pode salvar quem está perdido e sem esperanças. O fadado ao fracasso que é salvo pela luz. A quebra de uma maldição. Há várias coisas presentes na mitologia do livro, que para mim soaram até como alegorias. A questão do "sentir" as coisas boas, e o modo como o amor pode fazer com que você passe a voltar a sentir aquilo, em sinal de libertação. A tensão dos sentimentos contidos  nesta luta entre o amor e o que há de ruim, que precisa ser expulso de nós para um recomeço, assim como o amor precisa ser aprendido e amadurecido. A dualidade. Tudo com personagens bem construídos que não traem seus sentimentos e muito menos mudam de uma hora para outra. E acreditem, isso não é algo fácil de se fazer num livro, falando como quem escreve agora. Principalmente em poucas páginas. É por isso que FML Pepper merece toda a admiração e carinho que recebe. Ela criou algo fantástico, e me deixou cheia de perguntas em relação ao modo como criou tudo isso, e quanto a ela querer realmente passar uma mensagem, ou simplesmente escrever do coração e deixar tudo aquilo sair. E não, eu não a odiei ao final que interrompe a história num ápice de emoção. Eu a amei. Adorei a genialidade de deixar o leitor escasso por mais. E torço ansiosamente para ver seus livros físicos na minha estante. Por Tyron!


     Espero que leiam NÃO PARE!  e se encantem como eu. Tenham em mente que é uma história com uma protagonista de 16 anos com conflitos maduros, desafios, muita ação e tensão, e um romance de tirar o fôlego. E ações boas, com defeitos e qualidades, e a linda mensagem da força do amor. Com certeza, este livro merece um lugar na lista dos melhores do ano.







     Curta a fanpage da autora e conheça o site, para ficar por dentro de tudo desta maravilhosa história.








Uma música perfeita para a trama!














3 comentários:

  1. OMG, Vivian!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SHOW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ADOREI, ADOREI, ADOREI a música que escolheu para a trama!
    Vou colocá-la na playlist de NÃO PARE!
    Ela tem bem a "cara" de Richard chegando de moto ( e todo marrento!) no colégio!!!! kkkkk
    Amei tudo! Da escrita perfeita de sua resenha à paixão que demonstra nas entrelinhas.
    Muito obrigada mesmo.
    Com carinho,
    Pepper

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista, você me deixou com mais vontade de ler, rsrsrs, amei a música que você escolheu, seguindo, beijinhos
    http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é tudo. E aquele Richard , ai meu Deus, irritante, intrigante , marrento e perfeito. Como não amar.
    Gostei muito se sua resenha, esperando pela de Não olhe!

    Mil beijos da Leeh
    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.