15 agosto 2014

Resenha: Ivvi






Autor: Leandro Andreo

Editora: Pandorga
Páginas: 115
Assunto / Categoria: Poesia, Lírica amorosa, Amor, Ivvi, Poesia Nacional, Literatura Nacional
Sinopse: Quando tu, bela Ivvi, conheci,
 meu mundo se virou completamente. 
Desalento, que outrora era aparente,
 perdeu-se de repente. Eu sorri. 
Os dias se passavam, percebi 
Que tu não me saías mais da mente,
Eras tão jubilosa e, certamente, 
A mulher mais bonita que já vi.
 Ivvi é uma personagem não só desta obra, mas da vida de todos. Todos nós temos alguém na vida que nos inspira, que tira o melhor de nós e que permite manifestações tão verdadeiras como as mensagens de Amor dos poemas deste livro. A personagem Ivvi irá ultrapassar os limites destas páginas e irá refletir na Ivvi real que habita na vida de cada leitor.





"Nestes versos te dedico,
A minha alma de poeta,
Meu afeto, meu afinco,
E um amor que desconcerta.
O teu nome glorifico,
Eternizo, perpetuo,
Teus condões eu ratifico
E, na História, te situo.

Na poesia eu te ofereço,
Meu encanto, meu fascínio,
São as rimas adereço
A tornar mais belo o hino.
Que tu saibas, não tem preço,
Este estro que, enfim, degela,
Ah! Eu nem sei se mereço
Uma musa, assim, tão bela.

Sentimentos são perversos,
Esfacelam corações,
E são frutos de diversos
Pedidos em orações.
Já não espero progressos,
Não creio te conquistar,
Sonho apenas que estes versos
Te permitam suspirar.

Por motivos tão diversos,
Eu desisto de lutar,
Sonho apenas que estes versos
Te permitam suspirar."







       Ivvi é um livro nacional e de poesias, que dá um grito ao nos lembrar que devemos ler não só a prosa brasileira, mas também a poesia. Afinal, ao estudarmos literatura, vemos que grande parte do que há nos movimentos e nos chama a atenção são poesias. Não podemos deixar esta parte importante da literatura esquecida. Leandro Andreo consegue estabelecer uma ótima métrica, sem ter um padrão definido. Uma hora usa redondilha maior, outra menor, outra decassílabos... E há momentos em que mistura ambos. Tudo numa incrível habilidade de falar do amor, de um jeito que só a poesia consegue, deixando em aberto para que cada um tenha sua interpretação daquilo. Essa é uma das melhores coisas da poesia. Mesmo que ao estudarmos movimentos tentem nos dizer que o autor queria dizer isso e aquilo, na primeira leitura, tiraremos nossas conclusões. Sentimos de acordo com nossas recordações e sentimentos. Por isso mesmo, cada um de nós tem sua Ivvi, seu amor, sua interpretação que dá nova vida à poesia.

        Da mesma forma, encontramos rimas bem estabelecidas aos poemas. Há um em que não há rima como forma de ilustrar o sentimento do eu-lírico. Em muitos, vemos o retrato da contemporaneidade, que facilita muito o entendimento do que a poesia diz. Aliás, em alguns a linguagem é mais "coloquial", enquanto em outros, é mais rebuscada. Mas todos esses aspectos só enfeitam o sentimento, que é o que mais chama a atenção neste livro. Como quando se fala nas paisagens urbanas e na beleza que se pode extrair delas quando se ama. Adorei este poema (página 18), pois adoro reparar nas paisagens as coisas que a maioria das pessoas não repara, mas vejo isso como mais que um caso apaixonado, vejo como uma espécie de união com um universo maior, que merece nossa atenção. A natureza fala, se soubermos sentir. Com ela a vida ganha muito mais beleza. Com o amor. 

       Algo interessante é que o livro tem também, em algumas poesias, aspectos cristãos. Quando o eu-lírico fala de Deus. Quando fala inclusive sobre a vida e as determinações de Deus para ela. Tudo de um modo muito interessante. Quando se fala de Ivvi, a amada do eu-lírico, percebe-se que ela é retratada como a dama inalcançável, muito boa para ele. Nesse momento me peguei lembrando do trovadorismo, da lírica amorosa, em que o cavalheiro falava da senhora como um amor não correspondido. Durante toda a leitura lembrei de mais de um movimento, e fiquei encantada com isso. Se você gosta de todos eles, e dos que falam de amor no sentido mais "romântico", vai adorar ler Ivvi, que obviamente inova tudo isso sendo contemporânea, dando um salto ao falar numa linguagem que nós entendemos perfeitamente, pois fala do nosso mundo.

       O livro é dividido em cinco partes, uma fala do amor, outras "de Ivvi", e outra traz sonetos diversos. Tudo numa edição delicada e com figuras nos cantos das páginas lindas, que dão um toque ainda mais especial à história. É para amar, com certeza. Aliás, coloca amor nisso. Sentimos todo o sentir do modo de amar poeta, que costuma se mostrar muito mais intenso. É, definitivamente, um livro para suspirar e admirar o modo como cada verso é traçado, em total harmonia com o restante, seja na rima ou na métrica. É fantástico! Maravilhosamente bem elaborado, e eu com certeza indico para que todos leiam. É uma leitura, também, rápida e revigorante. Então, não deixe de conferir.






 Compre aqui:




Entre em contato com o autor:



Site 



 Deixo meus agradecimentos ao autor pelo interesse em procurar o blog e os mais sinceros elogios e desejos de sucesso.

 Excelentes leituras e sentimentos para todos vocês.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.