23 setembro 2014

Resenha: Um Amor Perfeito






Autora: Susan Fox

Editora: Única
Assunto/ Categoria: Romance, Vida de casal, Casamento, Rancho, Drama
Páginas: 190
Sinopse: Uma nova série de Susan Fox chega para aquecer os corações dos leitores. Conheça a cidade de Caribou Crossing em que um jovem casal planeja a vida que sempre sonhou... Wade Bly e Miriam são um casal perfeito: juntos desde a escola, ambos sonham com uma vida feliz juntos. Wade tem planos de se casar com Miriam e trabalhar no rancho de seu pai, e futuramente, com o dinheiro que irá guardar, aumentar sua família com quatro filhos. Miriam sabe que sua felicidade está ao lado de Wade. Ele é um homem carinhoso e sonhador e um amante quente e sensual. Suas vidas estão conectadas e felizes. Até que uma gravidez inesperada e algumas decepções irão desafiá-los. Eles estão prontos para encarar os desafios da vida? Um amor que está apenas começando... e provações que irão mostrar-lhes o caminho. Não perca a saga Caribou Crossing!











       Um Amor Perfeito conta a história de Wade e Mirian, um casal que se conheceu e iniciou seu relacionamento muito cedo, para se casar na mesma proporção, aos 19 anos. O termo "cedo" aqui é relativo. Tudo é relativo quando se fala de amor. Mas em relação à maioria dos relacionamentos amorosos, a palavra pode ser empregada neste caso. É boa a ideia de um amor assim, que amadurece com quem o vive. A história tem seu eixo voltado para um momento do casamento deles que precisa ser superado. Adorei o modo como o casal se trata, o carinho e a cumplicidade dos dois, o modo como eles se conhecem e sentem os momentos especiais. Diferencia do grande número de romances que temos por aí, em que lemos o momento em que os personagens se conhecem. Namoro há um bom tempo e me identifiquei com alguns momentos deles, de quando interagem observando um ao outro. Tudo na escrita de Susan Fox, que eu adoro, e que fez o romance soar, nessas cenas, maravilhosamente bem. A proposta é muito boa, como eu disse, a autora tem potencial (De repente, o amor e De repente, o destino são queridinhos meus, amei aqueles livros!), mas não sei o que aconteceu nesta série, que me fez sentir um grande diferencial daqueles livros para este, na escrita. 


      Não é minha intenção fazer uma resenha comparativa, mas quero que vocês entendam o que senti ao ler, obviamente, e para isso, terei que comparar este livro com os outros que li da autora (já citados). Como o nome diz, nessa primeira série que li, tudo acontece "de repente". As histórias se passam em dias, e ela desenvolve tudo super bem. O romance é rápido mas foi super aceitável para mim. Só que em Um Amor Perfeito, ela usa momentos do passado intercalados ao presente, para entendermos Wade e Mirian. O livro começa com lembranças. E depois há um problema, que leva Mirian ao hospital. Um problema que trará graves consequências e o conflito do livro. E nós acompanhamos o passar do tempo do hospital, do problema, depois do problema, a resolução dele... E é tudo muito rápido. Anos da vida de um casal e uma fase complexa são resumidos em menos de 190 páginas. E isso não é bem feito. Senti que faltou um aprofundamento de alguns momentos, uma linearidade maior da história, como na outra série, em que ela conta tudo e você lê e pensa: "é isso! - suspiros". Não gostei muito da escrita "apressada" de Susan Fox neste primeiro livro. Fora que a solução para a crise pela qual eles passam é super rápida. Você tem as cenas que acumulam tensão, as coisas ficam difíceis mas eles não conversam. E quando eles conversam têm uma briga super rápida e depois o "felizes para sempre". Como assim? Isso poderia ter sido muito mais explorado. E diante dessa premissa, eu esperava muito mais da autora.

       Entretanto, foi uma leitura agradável. Como eu disse, o amor dos dois é comovente. Gera cartase. Temos um cenário diferente, do rancho, que foge do que estamos acostumados: a cidade. Não, aqui temos um casal que precisa assumir o rancho da família Bly cedo demais, e se envolver com todo o trabalho de administração do lugar. Outro ponto que poderia ter sido melhor explorado: essa parte profissional. Como uma cena em que cuidam de algo no campo, ou andam a cavalo... não teve isso. Só momentos em que Wade ou Jessica (filha deles) vai até lá fora fazer uma dessas atividades. Nos outros livros da série ela usou isso para profissões como escritores, fotógrafos e cineastas... Por que não aqui? Mas de qualquer forma, já tem um clima diferente. O estilo de Wade de alguém que realmente comanda um rancho também é legal. E Mirian também é uma personagem interessante, antes de passar pelo trauma por que passa e depois. A filha deles, Jessica, é uma criança cativante, também, apaixonada por cavalos e que tem um espírito que exala liberdade - sim, fiquei fã. Ela tem um amigo que a ajuda com lições de casa e está sempre presente em sua casa para brincar: Evan. Durante este livro você vê que aquilo entre eles dará algo mais. E essa é uma ponta para o próximo livro da série: Um Sonho Perfeito. Que também tem uma premissa boa (confira o post dos lançamentos da editora).

      As cenas hot estão presentes, mas não são tão intensas, detalhadas e constantes como na outra série (desculpe por comparar tanto! Mas neste ponto é importante falar para quem já leu e espera algo semelhante). O foco aqui é o problema que surge na vida do casal, praticamente o drama. Mas há cenas de sexo sim, com um carinho particular de uma relação duradoura, que já tem anos de existência e um conhece o outro melhor que a si mesmo. Esse ponto do conhecimento é importante, porque as crises revelam o que o ser humano tem de melhor e pior. E é na primeira crise deles (acredite, antes daquilo, em todos os anos de casamento, nunca houve nada de errado entre eles) que acabam descobrindo mais um sobre o outro também. Para mim essa parte também ficou um pouco falha. Porque você praticamente cresce com aquela pessoa. Mesmo que não houvesse um problema dela com você, haveria com outra pessoa, não haveria? No modo como ela agiria você não reconheceria seus defeitos? Seu modo de agir diante das dificuldades? É muito difícil a relação ser tão boa e eles não conhecerem tanto o outro no ponto que demonstram na discussão que acontece. Isso me causou estranhamento.

         A história tem uma premissa boa, mas eu tinha altas expectativas para Susan Fox e me desapontei. Ainda acredito que isso possa ser resultado de alguma pressão editorial na editora original de publicação, e que a tradução obviamente tenha seguido o que veio de lá. A escrita dela é reconhecível, mas diferente, incompleta. Isso me decepcionou, em tudo que comentei nesta resenha. Por outro lado, o livro me emocionou e me fez refletir sobre a vida a dois e o casamento. E me fez admirar a relação deles em alguns momentos, também. Mas poderia ter sido muito melhor, poderia ter ensinado muito mais ao leitor. Quando acabei de ler, não sabia como classificar este livro. Nem no início da resenha eu sabia bem. Mas depois de tudo que escrevi, não há outra opção além de duas estrelas.






Comentário sobre a edição: a capa ficou muito legal. Apesar de eu não gostar de capas com modelos, e na minha imaginação Wade e Mirian serem muito diferentes deles, é uma capa bonita. As cores também ficaram boas. Adorei o fato do livro vir com marcador na orelha de novo. Acredito que agora todos os livros da editora sairão assim. E isso é ótimo! Porque muita gente gosta de ler o livro com o marcador dele. E a Única nos presenteia com um lindo ao lado da biografia da autora. Por dentro o livro é mais simples no quesito "ilustração", mas continua sendo elegante e seguindo a linha editorial da Única.
        



E aí? Me conte o que você tem lido!
O que achou de Um Amor Perfeito? 
Me conta!
Boas leituras!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.