13 dezembro 2014

Entrevista com Bárbara Negrão







Olá! Hoje a entrevistada é a nova autora parceira do blog, Bárbara Negrão. Venha saber mais sobre ela, vomitar arco-íris comigo e ficar com vontade de ler Labirinto de Espelhos!





Bárbara Negrão nasceu em ibaiti/PR dia 23/03/1986.
Mudou-se para São Paulo com 5 anos de idade!
Aos 8 começou a escrever pequenos contos!
Formada em veterinária e especializada em diagnóstico por imagem, Bárbara sempre guardou o sonho de se tornar escritora!
Mas foi quando colocou o ponto final no ultimo capítulo de Labirinto de Espelhos é que ela soube que precisava tornar este sonho realidade!

Entrou em contato com editoras e alguns meses depois o resultado de todo esforço foi recompensado na Bienal do livro com o Lançamento de seu primeiro livro que será uma trilogia.




Primeiramente, fale um pouco sobre Labirinto de Espelhos.

Labirinto de Espelhos é meu primeiro livro. Comecei a escrevê-lo há alguns anos. Mas a história mudou completamente desde a primeira vez.
No total foram 8 meses para sentar e escrever tudo, do momento em que resolvi que precisava colocar todas essas idéias no papel, até o ponto final no ultimo capítulo.  
Eva, é uma adolescente normal. Vive em uma cidade pequena e leva uma vida sem grandes emoções. Ela esta triste, pois seu melhor amigo acabou de deixar a cidade.
O mundo dela vira de ponta cabeça quando ela sofre um acidente e no dia seguinte um novo aluno chega ao colégio para mexer com o coração de todas as garotas.
Willian Delamare é o sonho de consumo de toda adolescente. É bonito e misterioso. Mas desde que chega ao colégio demonstra que só tem olhos para Eva. Conforme eles vão se conhecendo e se aproximando os segredos mais absurdos vão sendo revelado.

Muitos leitores dizem que estão saturados de histórias de vampiros - eu, particularmente, nunca vou me cansar -, mas o que você diria a eles? O que sua história tem de diferente para esse público?

Labirinto é diferente, pois trás não só o romance adolescente, trás também uma pegada mais picante. Não é tão “bobinho”. Mesmo a protagonista sendo um tanto quanto inocente por morar em uma cidade pequena e não ter muita experiência, ela esta em um momento de hormônios a flor da pele.
O livro também conta com um toque de mistério, suspense e humor. Tentei englobar tudo dentro dele para que fosse uma leitura gostoso e não maçante.
Sem contar que dentro do mundo “vampiresco” (que sou completamente apaixonada) eu trago novos horizontes. O livro não se trata só de vampiros normais e romances adolescentes. Tem muito mais. Um panorama todo novo sobre o mundo deles. Mas não posso contar mais para não dar spoiler.  


Quais suas inspirações? Autores, situações e etc?

Tudo me inspira. Tudo o que vejo, sinto, leio, absolutamente tudo. Por isso quando escrevo gosto de ser eclética. E assim é meu gosto pela leitura também. Tenho uma queda por romances, mas leio de tudo.
Amo Dan Brown de paixão. Para mim ele é um exemplo.  

   Tem algum ritual de escrita?

Preciso estar no silencio para criar. Ou com alguma musica que combine perfeitamente com o momento que estou descrevendo. Mas tenho que estar sozinha e quieta no meu canto. Escrever ao ar livre, impossível.


   Tenho notado, que quanto mais entramos no mundo da literatura fantástica, quanto mais criamos o nosso mundo, dentro do que escrevemos, mais uma aura mágica nos absorve. Passamos, também, a viver parte desse mundo em nós. E isso reflete em alguma coisa no autor, que é perceptível. Seja no estilo, na decoração do canto de escrever, no gosto literário, nos hábitos... O que é uma marca sua que te entrega como criadora de Labirinto de Espelhos?

Uma marca registrada minha com certeza posso falar que é anotar absolutamente tudo. Tudo o que penso, vejo e sinto se tenho uma ideia eu já anoto. E gosto de papel mesmo. Nada de escrever e guardar em arquivo. Se estou em um barzinho anoto no guardanapo. Minha bolsa é cheia de papéis. E a vantagem é que quando chego em casa vou passar a limpo e posso pensar melhor sobre aquilo que anotei. Assim as ideias vão surgindo. 

    Talvez seja uma pergunta boba, mas é você a moça na capa do livro?

Hehehehe....Se eu vendesse um livro cada vez que me perguntassem isso, eu já poderia viver de literatura. Mas não é boba não. Eu adoraria ser a moça da capa. Mas não sou. Snif...Mas minha boca é bem mais fininha do que a da modelo.

    Como é ouvir um leitor falar que amou o seu livro? Dá vontade de colocar ele em miniatura num chaveiro e levar para a casa, de fofura e amor?

Surrealmente bom. É uma delicia saber que o leitor esta se apaixonando pela história. Faz tudo valer à pena.

    Com que frequência você escreve? Vi que escreveu o livro dentro de 6 a 7 meses. E a revisão e etc? Como foi todo esse processo?

Escrevo sempre quando bate a vontade. Não tinha prazos para escreve antes de lançar meu livro. Agora com os prazos da editora separei pelo menos três horas por dia para me dedicar única e exclusivamente a isso.


    Estava refletindo hoje... algumas pessoas citam apenas autores de grandes editoras, e de certos gêneros, como exemplos da literatura contemporânea brasileira e dizem que não há porque ter preconceito. Com certeza! Mas me pergunto, será que não é uma naturalização do preconceito dizer isso? Algo como "é autor nacional, mas o livro é bom". Ou só ver esses autores que ganham a oportunidade de uma boa distribuição?

Infelizmente acredito que o preconceito exista quanto aos autores brasileiros. Mas vejo que isso esta mudando. Pois as editoras estão nos dando espaço para mostrar nosso trabalho. E cada vez mais leitores estão optando por comprar livros nacionais e gostando.
Então acho que isso logo vai mudar.


   Já passei desse estágio há muito tempo, e não vou mentir, o blog ajudou muito, porque me coloca em contato direto com novos autores contemporâneos. Mas a maioria dos leitores convencionais, que não são blogueiros, demoram a chegar até todas as novidades e talentos incríveis que temos na nossa literatura. Qual você acha que é o principal problema de divulgação que causa isso?

Acho que a falta de divulgação como um todo. Quanto mais espaço nos derem mais iremos divulgar. Mas chega um momento em que precisamos de ajuda. Pois toda a nossa “rede” de relacionamentos já conhece nosso livro. Por isso os blogs são tão importantes. Nos ajudam muito com essa parte de divulgar para terceiros. Pessoas que não alcançaríamos sozinhos.

    Quais seus projetos futuros? Teremos lançamentos em 2015?

Labirinto de Espelhos é uma trilogia. Por isso esperem a continuação para 2015 com toda certeza.

     O livro tem playlist?

Não exatemente. Rs...
Eu ouvi muito a banda Evanescence enquanto escrevia. E uma pianista que amo de paixão, e que escutava durante as partes mais românticas se chama Ludovico Einaudi. Tanto que cito os dois no livro.

Fale um pouco sobre seu "mocinho". – suspira - Onde se passa o enredo de seu livro? Na hora de escrever, teve alguma dificuldade na hora de definir isso? Se sim, qual?
Willian é um caso a parte.
Ele é lindo, misterioso, perigoso e completamente apaixonante.
Dediquei alguns bons dias o descrevendo com muito carinho para que fosse perfeito. E acho que consegui, pois já tem uma legião de fãs atrás dele.
A história não tem local definido. Deixei os leitores a vontade para escolherem onde gostariam que a história se passasse. Descrevo somente que é em uma cidade pequena.

 Como você vê o mundo?

Como um local de passagem. Por isso temos que aproveitar o máximo enquanto estamos por aqui.  

Quero deixar um muito obrigada a todos os leitores que me deram a chance de entrar na casa de vocês e que se apaixonaram pela história tanto quanto eu. 
Milhões de beijos. 



  A Bárbara é tão fofa! Vontade de ter uma miniatura dela! 
Obrigada, Bárbara! Muito sucesso!


Curta a fanpage de Labirinto de Espelhos e saiba mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.