02 fevereiro 2015

Lidos em Janeiro





Olá! Hoje trago um resumo das leituras de janeiro. Gostaria de ter lido mais, já que estou de férias. Mas no geral foi um mês muito produtivo. Consegui resolver várias coisas para o blog e resolver diversos assuntos de crescimento pessoal.

Uma novidade é que este ano comecei uma agenda de leituras. Peguei uma "moleskine sem elástico" que veio num kit de um sorteio que ganhei de A Luz Através da Janela - na Bienal, através da Novo Conceito -, e comecei a fazer um breve resumo de todas as leituras. Por quê? Porque depois de certo tempo tendo que pensar em tanta coisa diferente, a gente começa a esquecer. Aí entrar no Skoob para procurar... Achei melhor me organizar. E por isso, agora estou usando esse método. Fica a ideia para te inspirar caso tenha o mesmo problema e queira lembrar do que leu, de quando terminou e da sensação que sentiu!



(Obs: não repare a letra. Escrevo assim que termino o livro, onde estiver, até em cima da perna.) 


E as leituras desse mês foram as mesmas da foto. Vou comentar um pouco sobre cada um delas.

1- Convergente: Ao contrário do que muitos disseram, achei um final legal. Inteligente. E não posso explicar por que sem dar spoiler. Quase tirei foto da página e postei aqui. Mas li o que escrevi e me toquei. Bom, eu já desconfiava do que acontecia... Mas é a vida. Só aprendi que não se deve ler comentários em fotos de livros com finais assim. Sempre tem alguém que tem prazer em dar o maldito spoiler. Achei o primeiro o melhor livro da triologia. Acho que depois a qualidade caiu um pouco, realmente. Mas a ideia em si, da distopia, é muito boa. Logo, logo, tem resenha.

2- Labirinto de Espelhos: Esse tem resenha. E como eu disse, me diverti muito lendo. Tem um ar juvenil no início, mas você acompanha o amadurecimento da personagem ao longo das páginas. E sim, cantei a plenos pulmões muitas músicas enquanto lia. E sim, me senti meio "quem sabe ainda sou uma garotinha". É, pois é. Leitura realizada para parceria com a fofíssima Bárbara Negrão.

3- O Tempo que nunca foi - Amber House 2: Também já resenhado, foi lido em parceria com o Grupo Editorial Pensamento - Jangada. O primeiro 5 estrelas do ano. Realidade alternativa, nazismo, racismo, tempo, ilusões, suspense, medo e coerência numa história escrita a três mãos que trabalham com perfeita sincronia.

4- Tudo o que você precisa saber sobre filosofia: Me decepcionei um pouco com essa leitura. A questão é que é um resumo bem básico sobre quase tudo da filosofia. Vale a pena para você conhecer pouco, a ideia geral, e ir atrás depois. Não achei tão dinamizado como prometido na capa e etc, mas sim um tanto confuso na intenção de "não fazer o leitor sofrer". Porque até eu, que amo filosofia, em alguns momentos, querendo ler rápido, senti o peso da matéria e a leitura pesar um pouco ao final. Resenha.

5- Por um momento apenas: Gostei bastante.Quatro estrelas e meia. A ideia é que seja um romance doce, leve e que já sabemos ser previsível. Mas a autora conseguiu diferenciar um pouco para mim. Com a fama de Nicole, a diferença de idade, a música... E eu adoro romances. E adoro me sentir tocada por eles. Por um momento apenas conseguiu me tocar, me comover e fazer suspirar e torcer. 

6- Os Mistérios de Warthia - A proferia de Mídria: Última leitura do mês. Segundo 5 estrelas do ano. Fantasia, na minha classificação. E incrível, se considerarmos a idade da autora quando foi publicado: ela possuía apenas 17 anos. E para essa idade, sua escrita é muito madura. Um universo foi criado. E faz sentido acreditar nisso quando ela diz começar a escrever com 11 anos de idade. Para vocês terem uma ideia, uma de suas inspirações foi O Senhor dos Anéis. E há deuses, elfos, lobisomens e outras criaturas e mitologias novas na história, constituindo um mundo original. Ao mesmo tempo, mantém o bom humor e a jovialidade, descrevendo o mundo que o leitor não conhece e parando antes de cair na chatice. Resenha ainda este mês, com certeza. - Ganhei o livro do namorido, que ganhou no sorteio do evento do Trilhando Páginas no Rio de Janeiro (em que tive a honra de ir como autora convidada).


E como andam as leituras de vocês? Já terminaram o primeiro livro de fevereiro? Eu ainda não... Estou um pouco parada em Beijada por um anjo - Revelações (5), porque ando um pouco ocupada esses dias.

Boas e muitas leituras para nós em fevereiro!




17 comentários:

  1. Até agora só li Divergente da trilogia e felizmente não procurei resenhas pra ler exatamente por isso, ás vezes quem escreve deixa escapar detalhes e o livro deixa de ser uma surpresa. Eu estava com expectativas altas, o que não é nada bom, para o resto da trilogia. Já sei que não devo ir com tanta sede ao pote, né? Mesmo assim, ainda espero que o desfecho seja bom.
    Li apenas um livro da Bella Andre e gostei da escrita dela. O que me desanima é a série dos Sullivans ser tããão looooonga. A coisa boa disso é que os livros podem ser lidos de forma independente, então não é preciso ler em sequência, mas é sempre bom ler, né?
    Estou meio empacada em um leitura, mas até quinta terminarei de ler o bendito livro.

    ResponderExcluir
  2. Suas leituras foram bem legais Vivian, infelizmente não li nenhum desses livros ainda :/ Mas to querendo Por Um Momento Apenas.
    Em janeiro li 8 livros, achei que eu conseguiria ler mais por estar de férias mas até que foi um ritmo bom, 2 por semana. Já terminei a primeira leitura de fevereiro que foi Mentirosos <3 (li em algumas horas) e to um pouquinho empacada na minha segunda leitura.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante das suas leituras.. temos em comum o Livro da Bella Andre.. eu comecei com o primeiro e quando fui ver já tinha lido uns 5.. em janeiro.. aii eu resolvi dar uma parada até porque eles são um pouco parecidos.. em Janeiro eu li bastante.. faz muito tempo que não lia desse jeito.. mas comecei Fevereiro meio sem animo.. é não sei o que foi.. Estou lendo Feita de Fumaça e Osso e gostando muito..

    ResponderExcluir
  4. Bons livros, só li Por um momento apenas. Espero que goste dos livros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Convergente também foi umas das minhas leituras de janeiro
    Confesso que não gostei do final, achei desnecessário pela parte da autora, dava pra ter feito algo diferente.

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Gostei da ideia de anotar em um caderninho. Na verdade faço isso, porém em folhas soltas, a cada livro que leio, vou fazendo anotações para poder resenhar depois. Gostei da ideia do caderninho, assim todas ficam juntas, obrigada.
    Boas leituras em janeiro. Dos que leu, li apenas Por um momento apenas da Bella Andre.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oii Vivian. Menina, acho que você leu bastante :)
    Em janeiro eu li vários livros, mas em fevereiro estou me arrastando com um. Um não, na verdade vários, porque eu tenho essa mania de ler várias coisas ao mesmo tempo, kkkk.
    E que bom que você não deu spoiller de Convergente. Ainda não consegui ler os livros, mas assisti ao primeiro filme e estou tipo, morta de amores, esperando o mês que vem para comprar os livros (porque esse mês não pretendo comprar nada- será que consigo?). Labirinto de Espelhos também tenho muita vontade de ler. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não consigo ler tanto assim durante um mês todo.
    Sempre leio pouco..todo dia, mas bem pouco.
    Li Divergente e como amei demais, fui atrás dos outros dois livros da trilogia. Acabei Insurgente ontem e confesso que não via hora do livro acabar. Desanimei legal..e olho pra Convergente com medo..tanto que nem dei sequencia ainda. Resolvi ler outro na frente, pra desintoxicar..rs
    Por Um Momento Apenas também já li e até que gostei..rs não é assim que tenha gostado demais, mas serve. Como só tenho 5 livros da série, também andei aposentando eles por tempo indeterminado.
    O Mistério de Warthia me interessei bastante. Amo fantasia e esse parece ser um livro repleto disso. Espero poder ler em breve!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adorei a ideia da agenda de leitura !
    Muitos dos livro eu ainda não li como "Labirinto de Espelhos" li alguns resenhas e fiquei bem interessada nesse livro pretendo ler ainda em fevereiro, já conheço p livro "Convergente" li e não gostei muito do final acho que já esperava que acaba-se assim mais ainda não gostei !

    ResponderExcluir
  10. Oi! Infelizmente, não consegui ler essa quantidade de livro, li apenas uma trilogia e foi bem rápida, em uma semana eu já tinha terminado a leitura, o meu problema é que escolhi o livro seguinte errado, me deixou enfadada e ainda nem conseguir pega-lo para terminar e ler, o meu plano era ler cinco livros, mas, com isso, acabei não lendo.

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Li oito livros em janeiro mas também podia ter lido mais!
    Já li Convergente, e também gostei do final – apesar de triste, chorei horrores, achei bem condizente com a trama. E meu favorito é o segundo, Insurgente! <3
    Já adicionei Labirinto de Espelhos no Skoob, e já sugeri para uma amiga. Me interessei bastante e não vejo a hora de ler!
    Me interessei também em conhecer os livros de Amber House 
    Sou uma fã da Bella Andre, já li todos já publicados no Brasil e outros que ainda não foram. Por um momento apenas é um dos que mais me identifico na série Os Sullivans, sou muito parecida com a Nick.
    Não conhecia Os mistérios de Warthia, mas parece bem interessante! Amo livros que criam seu próprio universo, e se ela se inspirou em O senhor dos anéis, já tem base! Kkk
    Só li três livros em fevereiro, e não vou ler mais nenhum até o mês acabar, estou muito ocupada! 

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem??

    Eu comecei a fazer isso esse ano também! Ficava meio perdida com as leituras do mês e sempre corria para o skoob em busca de ajuda! rsss! Escrever em um bloquinho é mais fácil e está sempre à mão, né!?

    Dos livros que você leu em janeiro o único que eu já li foi Labirinto de Espelhos e gostei demais!!! Tanto que organizei um booktour do livro, a autora também é super fofa e atenciosa!!

    Os Mistérios de Warthia está na minha listinha de desejados há algum tempo, mas ainda não comprei!! Bom saber que você curtiu a leitura e que foi um 5 estrelas para você!!


    beijos,

    Mari Sacramento

    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse seu método de guardar todas as informações, eu tenho mania de achar que não vou me esquecer dos detalhes importantes ou da essência do livro, mas acredito que praticar essa forma (anotação) é muito mais eficaz e duradoura (acho que vou começar a te copiar :p).
    Foram ótimas leituras, vi as resenhas sobre alguns desses livros (resenhas feitas por você mesma).
    Você me deixou curiosa sobre o final de Convergente, até então só havia lido comentários negativos. Li Divergente e pensei em iniciar a leitura de Insurgente, mas vi alguns comentários e resolvi dar um tempinho, acho que você reascendeu a chama da curiosidade que há em mim.
    Vou continuar acompanhando suas leituras ^-^!!

    ResponderExcluir
  14. Oiee!
    Ainda não li nenhum desses livros, mas quero muito ler Divergente e Por Um Momento Apenas.
    Em Janeiro li apenas três livros, viajei então a turma (amigos) não me deixou ler muito.
    Minha primeira leitura de Fevereiro foi O Preço da Vitória, do Harlan Coben, confesso que não gostei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    dentre esses ,já li Labirinto de espelhos , super divertido mesmo,adorei =))

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivian :}

    Também tenho a minha agenda de leituras, gosto de controlar tudo o que leio então fica mais fácil. Comecei a ler a trilogia Divergente só agora, mas acho que rapidinho eu termino, tô adorando.
    Ganhei Labirinto dos espelhos e ele deve estar chegando, já li algumas resenhas e pelo que percebi irei gostar bastante. Por um momento apenas *.* Amo a narrativa da Bella Andre, mesmo os romances dela sendo clichês eu sempre gostei..
    O mês de janeiro foi muito bom pra você, a meu ver só tem leituras boa!

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  17. Acho que você leu bastante Vivian.

    Fiquei curiosa pra ler "O Tempo que nunca foi -
    Amber House 2" com temas fortes como Nazismo e racismo.

    Também gostei de "Por Um Momento Apenas", um romance misturado com drama, parece uma ser uma historia linda.

    Ótimas leituras.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.