03 setembro 2015

Resenha: Para onde vai o amor?



- Livro cedido em parceria com a editora -


Autor: Fabrício Carpinejar
Editora: Bertrand / Grupo Editorial Record
Assunto/ Categoria: Crônicas, Amor entre casais héteros, Livro nacional.
Páginas: 176
Sinopse: O amor não é uma propriedade de quem sente, é uma transferência total para quem é amado Você que está vendo este livro com dúvida se precisa dele, você não precisa dele, precisa de si, vive caçando uma palavra que confirme o que deseja, está atrás de um escritor que possa lhe recomendar de volta para quem brigou, com capacidade de explicar o que sente e traduzir seus tormentos. Mas já sabe o que deseja, não há como convencer do contrário, os amigos mostraram que seu relacionamento não tem futuro. Não acredita neles, acredita somente no milagre. E como justificar um milagre, ainda mais para quem não tem mais fé? Eu entendo o que está passando: sua raiva, sua amargura, seu cinismo, seu desencanto. Percebeu que a razão não conforta, que a vingança ou o perdão não ressuscita a tranquilidade, que o fundo do poço nunca se equivale ao nosso fundo. Você parece normal, mas todo mundo deixa de ser normal quando se apaixona e se separa. Se sua expectativa é por uma solução, eu guardo apenas uma certeza que trará alívio mais adiante: você não vai desistir. Quando diz que acabou a relação, é que está procurando um outro jeito de recomeçar. Em seu novo livro de crônicas, Carpinejar apresenta 42 textos que sobre amor, desilusão amorosa, casamento, divórcio, saudade e outros sentimentos que compõem os relacionamentos. Novo livro de crônicas do autor gaúcho. Décimo sexto livro do autor publicado pela Bertrand Brasil — oitavo de crônicas.



Para falar de amor


Este é um livro que chegou até mim na hora certa, que considero como aquela em que refletimos sobre o amor, a vida a dois, a saudade e até a solidão. É o tipo de livro que nos alerta para algo que não tínhamos parado para pensar, mas que faz muito sentido quando encontramos aqui. Por isso foi uma leitura cheia de amor, daquelas de encher o coração. O engraçado? É que eu sou uma leitora não muito acostumada com crônicas, tinha visto alguns livros do gênero na época do ensino fundamental e nenhuma tinha me chamado muito a atenção. Mas Carpinejar conseguiu me fazer gostar e me fez ver o que define uma crônica. Então, se você também não está acostumado com o gênero e tem medo de não curtir por isso, relaxe, o livro ainda pode ter tudo a ver com você.



É importante ressaltar que o autor se detém a falar do amor "hétero", porque poderia, sim, ser sobre todas as formas de amor, mas ele se prende a esse em específico. E em alguns momentos marca ambos de um modo de ser "característico", "sexista", como citando que mulheres agem assim ou assado. Mas isso, como instalado em uma crônica, pode muito bem estar narrando algo que o autor viu, de fato, e quis ilustrar naquele seu texto. O problema fica por conta da omissão do que é diferente Mas penso também que é mais que isso... Mesmo usando esses "tipos" em específico e em alguns momentos tendo textos que marcam bem os sexos, há outros que são de livre interpretação para qualquer amor. A base do sentimento humano está ali e é isso que torna suas palavras especiais.


O pensar sobre o amor é algo intrínseco em todo ser humano. Quem nunca se pega refletindo sobre sua situação amorosa? E seja ela qual for, está retratada neste livro. Ele fala sobre problemas num relacionamento, sobre os bons momentos, sobre a separação, a saudade... Tudo! E como em seu texto de apresentação, a impressão que temos quando lemos isso, é de que vamos nos convencer do que já queríamos ser convencidos. Só que acabamos por nos deparar com a vida. As coisas são como são, o que Carpinejar faz é reunir crônicas num livro que nos diz que não estamos sozinhos com estes sentimentos. Em algum lugar, sempre há quem entenda. O amor é uma condição humana, comum, e toda a sua bagagem de dores também.


Em Para onde vai o amor? encontramos uma grande sensibilidade do autor sobre o tipo de relacionamento citado. É muito bom visualizar e pensar nos sentimentos aqui descritos. A capa também ilustra bem a ideia do livro: um mapa do coração. Onde estão nossos sentimentos? Como podemos mapeá-los, entendê-los e estudá-los? Isso é possível? Ou podemos apenas divagar por aí, cheios de poesia e amor? Eu recomendo, principalmente se você está apaixonado e gosta de pensar sobre a vida a dois.

4 Estrelas

2 comentários:

  1. Vivian,amo crônicas e gosto muito do Carpinejar e essa obra em especial entrou para minha lista ,pois trata de sentimentos como,amor,perdas ,saudade...fico feliz que ele tenha chegado em sua vida em um momento certo,concordo com você que em algum lugar a sempre que entenda nossos sentimentos,amei a capa com o mapa de nosso coração,mostrando os caminhos .Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Falar sobre o amor é tão difícil...
    E quando nos deparamos com problemas enormes e quase que impossíveis de se superar dentro de um relacionamento,é desesperador! :/
    Talvez esse livro me ajude a compreender melhor o que tenho sentido.

    Gostei bastante da sua dica.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.