26 outubro 2015

Resenha Tocando as Estrelas


- Livro cedido em parceria com a editora -
Autora: Rebecca Serle

Editora: Novo Conceito
Assunto/ Categoria: Amor, Humor, Drama, Romance, YA, Ficção - Literatura Norte-americana.
Páginas: 224
Sinopse: Quando Paige Townsen deixa de ser uma simples aluna do ensino médio para se tornar uma celebridade, sua vida muda do dia para a noite. Em menos de um mês, ela troca as ruas da sua cidade natal por um set de filmagem no Havaí e agora está conhecendo melhor um dos homens mais sexies do planeta segundo a revista People. Tudo estaria perfeito se o problemático astro Jordan Wilder não fincasse o pé em uma das pontas desse triângulo cinematográfico. E Paige começa a acreditar que a vida, pelo menos para ela, imita a arte.





Romance leve, rápido e divertido

Quando você viu a capa desse livro pela primeira vez pensou no quê? Te chamou a atenção para que detalhe? Eu pensei num romance, em eventos e notícias, mas não esperava nenhuma diferenciação do que geralmente vemos no gênero. A capa preta, para mim, contrasta um pouco do que o livro transmite durante a leitura, e é por isso que comecei a resenha com esta pergunta. Tocando as estrelas surpreende por isso. O que temos aqui é um YA, onde a personagem principal, Paige Townsen, consegue se tornar atriz protagonista da adaptação da triologia romântica do momento. O livro é narrado em grande parte no Havaí, do ponto de vista de Paige, que também dá um tom leve e alegre à história. É leve, divertido, romântico sem exagerar, e na medida certa para uma tarde relaxante. Aliás, seria um livro que eu indicaria até para ler perto da praia ou piscina.


Paige era aluna do ensino médio sem grandes novidades em sua vida. Mesmo sendo atriz, nunca havia participado de nada grande. Um dia faz audição para a adaptação de uma triologia de livros que são os favoritos de sua amiga e se torna a protagonista. O legal é que a autora narra toda essa construção, do antes e depois. Não é algo muito profundo, mas é interessante e faz você pensar o que faria no lugar dela, que depois ainda precisa contracenar com dois atores gatos que já não se gostam, mas gostam dela com interesses além da amizade. É uma premissa muito boa para a nova geração de leitores que é ou já foi fã dessas séries de romance adolescente com triângulo amoroso. Quando você se apaixonou por aquela série teve vontade de entrar naquele mundo, certo? Aqui Paige consegue exatamente isso e mais.


O livro tem essa premissa maravilhosa, que a autora desenvolve dando mais atenção aos dramas da personagem, que envolvem "o que fazer em relação às pessoas que a cercam". Como agir com os amigos de anos que ficam distantes e diferentes, como falar com o galã de cinema que parece gostar muito dela quando todas queriam estar com ele e ela não tem muita certeza quanto a ela mesma, o que fazer quando o intrigante outro ator do triângulo amoroso do filme chega e cria uma situação semelhante à da trama na vida real? Paige é uma adolescente normal, que mesmo com a mudança brusca de vida, tem como maior dificuldade não segurar o ego por deslumbramento (ela não se torna convencida em momento algum), mas sim aprender a viver e a lidar com as pessoas, respeitando a vontade dela, entendendo o que sente e o que quer, e interagindo isso com o mundo. É algo universal. Humaniza o conceito de "estrela de cinema", e de certa forma torna mais acessível para a leitora se identificar com a personagem. Às vezes tudo o que mais gostaríamos de saber é como interagir bem com outros seres humanos sem quebrar a cara. Acredito que esse seja um dos principais conflitos desse livro (risos).

A autora também consegue empregar humor na escrita, junto da paixão por atuação da personagem, o que é muito legal para quem gosta de teatro. E o ambiente... . Havaí, com tudo lindo, rotina que pode incluir acordar cedo para mergulhar no mar, som do mar constante dentro de casa, cenário impecável, passeios turísticos... Me apaixonei! Cobicei mais a "viagem" que Paige faz do que o romance em si; só uma folga ali e estava bom pra mim (risos). Falando em romance, o livro traz o triângulo amoroso, mas em poucas páginas de fato, por isso não fica aquela coisa maçante com a personagem indecisa. Você sente o que ela quer desde que vê mesmo o romance ali, não há muitas dúvidas, mas no final há uma complicação que vai além do que ela sente pelas pessoas. É algo que ela precisa resolver consigo mesma, e eu estou ansiosa para descobrir como ela sairá dessa no próximo livro.


3 Estrelas



5 comentários:

  1. Eu acabei de ler esse livro e amei! A Paige é um fofa, não deixa o sucesso subir a cabeça em nunhum momento, mesmo quando os dois astros estão correndo atrás dela. Esse livro fez com que eu me lembrasse da minha adolescência, acho que eu morreria para ser protagonista das adaptações literárias dos meus livros favoritos kkkkkkk'
    Pelo que eu entendi esse livro é o primeiro de uma série, por isso não fiquei tão triste com o final, estou esperando ansiosamente por mais!

    ResponderExcluir
  2. Vivian,sim,pensei em um romance no meio cinematográfico.Legal que ele tenha surpreendido,narrado no Havaí,me deu mais vontade de conferir.Amo livros leves,divertidos,românticos,sem exageros.Quero muito conferir esse triângulo amoroso.Gostei de saber que a personagem não se torna convencida em momento algum.Legal a escrita e ter humor.Com certeza uma folga no Havaí é tudo de bom.Só não sabia que o livro era o primeiro de uma série.Estou muito curiosa para descobrir a complicação que há no final desse primeiro.Mil beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tenho que admiti que não gostei da capa do livro, contudo a sinopse é instigante. Achei a premissa da história bem legal e diferente, pois nunca li uma história com esse tema de cinema envolvido, com os personagens gravando um filme, é um dos destaques para mim, além de ser um YA, gênero que gosto bastante. Gostei do triângulo não durar muito, pois não me agrada quando se estende em demasia, como vc disse, fica maçante.

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler esse livro por já ter lido outras resenhas obre ele e poder ter observado que parece ser um livro leve mas que não deixa de trazer satisfação ao seu leitor, tenho que admitir que se fosse pela capa eu não daria uma chance a esse livro mas ainda que tenho sua resenha pra salvar o dia ^^ ótima resenha.

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro é muito fofa. Fiquei ansiosa para ler, pois gosto muito de ler YA. Também achei inovador o local onde a história se passa, o Havaí. Com certeza, esse livro já entrou para a lista dos desejados.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.