12 agosto 2015

Resenha: As batidas perdidas do coração


Olá! Depois de alguns dias em suspenso, voltei! E ainda tem mais resenha hoje! A primeira do dia é deste livro que é puro amor, recomendado e obrigatório se você é fã de new adult.


- Livro cedido em parceria com a editora -

Autora: Bianca Briones
Editora: Verus - Grupo Editorial Record
Assunto/ Categoria: Perdas, Drogas, Diferença de classe social, New Adult, Romance, Literatura nacional, Superação.
Páginas: 406
Sinopse: Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro.  Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre. As batidas perdidas do coração é uma história sobre perdas e como cada um lida com elas. É o encontro atormentado entre a dor e o amor. Com uma narrativa sexy, envolvente e repleta de música, este livro traz a última tentativa de duas pessoas arruinadas que, juntas, buscam desesperadamente se encontrar.

Um livro que te fará perder muitas batidas


As batidas perdidas do coração é um livro que quero ler desde que pus meus olhos nele, desde o lançamento. Quando finalmente entrei nessa história, não me decepcionei nem um pouco. Sempre há um medo, quando lemos um livro do gênero, de haver algo como mais do mesmo, aquela estrutura idêntica, sem o tato da nossa realidade brasileira... E então Bianca Briones surge nos dando o que faltava no gênero: nossa realidade, além dos nossos sentimentos. A autora nacional constrói um enredo que não deixa a desejar no quesito new adult, mas que acrescenta muito mais pela escrita sensível, com reflexões implícitas em cada linha, carregadas de sentimento dos mais variados tipos. Mas de tanto conteúdo de vida que se pode tirar deste livro, o que mais se destaca é a superação no amor, tema que persiste na sequência O descompasso infinito do coração. Só que a história de Rafael e Viviane é singular, porque traz uma temática extremamente delicada, próxima ao mundo que vivemos e vemos nos jornais todos os dias e desconstrói o mito romântico de que um par muda o outro no romance. A mudança vem de dentro da própria pessoa, pela sua vontade, e não perfeitamente só porque a outra a ama. 



Quem acompanha o blog ou me conhece sabe que sou louca por histórias que tragam o amor como ponto de partida para redenção dos personagens (porque me identifico) e histórias que nos deem base para pensar tanto com a mente quanto com o coração. Então eu não poderia deixar de adorar este livro. Um resumo rápido da história é que o enredo começa mostrando a perda que Rafael e Viviane sofreram, no mesmo dia, e seu encontro no hospital. Isso me soou um pouco "forçado", mas não me incomodou, porque se torna um detalhe muito pequeno perto do que o livro representa. Viviane perdeu o pai depois da luta contra o câncer, e a mãe diante disso passa a viver em depressão, sempre ausente. Rafael já tinha perdido o pai, e nessa data perde a irmã e alguns parentes num acidente de carro. As situações que são enfrentadas por ambos destacam a diferença de classe social existente entre eles. O romance se passa em São Paulo e não deixa de mostrar a desigualdade social, de como é mais fácil para uns que para outros enfrentar certas coisas. E eu adorei isso, porque queria muito que um autor nacional do gênero saísse da bolha e mostrasse a nossa realidade. Esse ponto é apenas um do que a autora traz, ainda há muito mais em relação ao assunto.

"-... Eu arranco a cabeça dele. Estou avisando - ela diz, tentando segurar a fúria.

Eu a entendo - é difícil, parece horrível e incompreensível que eu esteja aqui lutando por um homem que está se perdendo em si mesmo e não deu nenhuma garantia de que vai melhorar. Mas, para mim, é cristalino: meu lugar é onde ele estiver"

Rafa e Viviane sentem a mesma dor, e mesmo com o abismo entre eles, acabam se encontrando de novo e conversando, apesar de briguarem bastante no início. Ainda há um perdão do tempo, que não faz acontecer o impactante "romance à primeira vista", como acontece em muitos romances. Eles estão de luto, afinal, e como é isso que os aproxima, acabam por se tornando antes de tudo amigos, para depois de bastante tempo, deixarem que isso se torne algo mais. Olhando dessa forma, não há dificuldades entre eles que a vontade de ficarem juntos não superasse, só se houvesse aquele tradicional "mimimi" que alguns livros usam, de não posso ficar com você por tal bobagem... Rafael avisa Viviane que é errado, que tem problemas (apesar de não dizer quais), mas não desiste dela, não é hipócrita a esse ponto. Mas há um hora em que os problemas aparecem, e aí... É muita tensão. São questões realmente sérias, que só o romance pelo romance não resolve, e é quando entra o que eu disse no início desta resenha: a mudança vem do desejo de quem tem que mudar, não de fora. E essa lição é transmitida do jeito mais difícil aos personagens.


Outra coisa que me deixou apaixonada é que cada capítulo (cada um narrado por um dos dois de forma alternada) possui uma música na abertura. Adoro ler com música, escrever com música... Então foi ótimo. Lia enquanto ouvia. E ainda assim foi uma leitura rápida. Outra coisa que deixa todo leitor que ama a história apaixonado são os personagens secundários, os amigos e familiares do casal. Não tem não adorá-los. O spin-off/ a continuação, inclusive, é de um que aparece bastante neste primeiro, Bernardo, que já deixa claro que é apaixonado por Clara, que é casada. E muitos outros, que me permitiriam escrever bastante aqui com todo o carinho que sinto. É aquele tipo de livro que te inclui na família, sabe? É muito gostoso ler isso e também as cenas do romance em si, que em certos momentos mostram a cumplicidade, o apoio que um dá ao outro em relação à dor, e em outros a parte mais quente ou a divertida. São sentimentos variados, junto de muito da vida mesmo, para se refletir, mas principalmente sobre a perda, a superação, o amor e a maturidade, que ambos são forçados a ter.

5 Estrelas 


9 comentários:

  1. Vivian,amei sua resenha,já li a história do Rafa e da Vivi e realmente ,não existem ,mi,mi,mis e tudo é ´construído de forma verdadeira,porém o problema que eles terão que superar e enfrentarem juntos é bastante sério,realmente é um dos temas mais tratados atualmente nos noticiários em geral,os personagens secundários são maravilhosos ,verdadeiros amigos o que ajudaram muito ao casal.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dificilmente eu me vejo atraído por livros desse estilo, mas vendo várias resenhas, incluindo a sua, vi que a história pode me agradar! Vi bastante comentários positivos sobre a obra, fazendo com que eu dê a chance de lê-lo. Apesar de não conseguir ler e ouvir música ao mesmo tempo, adorei saber que cada capítulo do livro contém uma música. Além disso, acho a capa linda!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já tinha lido algumas resenhas sobre o livro e todas foram bem positivas.
    Não gosto muito de livro new adult, mas esse pelo que leio nas resenhas sai do senso comum do gênero.
    Pelo que entendo a história e os personagens são bem aprofundados e complexos.
    Acho legal quando os capítulos são alternados na visão dos personagens principais, assim entendemos melhor os personagens como também a história.

    ResponderExcluir
  4. Acho linda as capas e nomes dessa série.
    Super pretendo ler, adoro romances, e só tenho lido comentários positivos sobre esses livros.
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Sempre adorei um bom romance com conteúdo. E lendo sua resenha vejo que é o livro ideal.
    Já li muitos comentários positivos sobre a autora e seu livro. E sua resenha me estimulou a ler ainda mais.
    Assim que der vou ler. Afinal,livros que nos passam uma espécie de mensagem do bem,é sempre estimulante.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com voce que dá medo as vezes de ler esse genero, medo de acabarmos nos decepcionando. Mas acho que com esse livro não irá acontecer. Eu amei essa capa.
    Eu não consigo ler com musica sempre acabo perdendo a concentração, prefiro ler no silencio

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivian
    Também sou louca por esse tipo de historias, que passam algo.
    Esse livro é um desses casos, pois fala do amor e de como ele tem o poder mudar a vida das pessoas, mas ela tem que querer.
    Os personagens são maravilhosos, cada um com drama e que buscam seguir a vida.
    Também gosto dessa mistura, música e ler... são duas coisas que amo.
    Sou fã da Bianca, ela soube criar uma historia forte, intensa e de amor, com personagens secundários que tem uma importância na historia.
    Foi emoção a cada capitulo.
    Estou ansiosa para ler outros livros da Bianca.
    Ótima resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Já li sua outra resenha sobre um dos livros da Bianca e me encantei com a narrativa que suas obras apresentam.Adorei o fato desses livros serem ambientados em nosso territorio e com carcteristicas próprias dos lugares em que vivemos.A Vivi e o Rafa também parecem ser grandes personagens e que vão ajudar muito um ao outro.Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  9. Este é um livro que me chamou atenção pelo título. Adorei. Uma pena mesmo é que não li ainda, só as resenha que cada vez que leio me deixam na expectativa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.