14 maio 2014

Resenha: Paixão








Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record

Assunto: Romance sobrenatural 

Terceiro da série Fallen
Páginas: 378
Sinopse: Luce morreria por Daniel. E morreu. De novo e de novo. Ao longo do tempo, Luce e Daniel se encontraram somente para serem dolorosamente separados: Luce morta, Daniel deixado machucado e sozinho. Mas talvez não precise ser dessa maneira... Luce está certa que algo - ou alguém - em uma vida passada pode ajudá-la em sua vida presente. Então ela começa a jornada mais importante desta vida... voltando eternidades para presenciar em primeira mão seus romances com Daniel... e finalmente descobrir o segredo para fazer seu amor durar. Cam e a legião de anjos e Exilados estão desesperados para pegar Luce, mas nenhum deles está tão agitado quanto Daniel. Ele vai atrás de Luce através de seus passados em comum, com medo do que pode acontecer se ela reescrever a história. Porque então seu romance corre o risco de acabar... para sempre.








Uma suave decepção... 


   Esta é uma das resenhas que estou há tempos para fazer, porque foram acontecendo várias coisas, e fui passando outros livros na frente. Só que minha estante ficou cheia e eu tirei livros para trocar ou com alguém ou num sebo, e os três primeiros de Fallen que estavam na minha estante saíram dela de vez, para dar espaço a livros que eu vá realmente ler ou reler. Vocês sabem, eu não acumulo livros parados na estante. Se eu não gosto em algum lugar tem alguém que vá gostar, amar, idolatrar e etc, e dar vida a ele. Então, vocês já sabem, a resenha não será positiva. Se você gosta da série, nem perca seu tempo. Cada um tem sua opinião e o respeito é fundamental. E se você quer saber porque eu não gostei, continue lendo. Em primeiro lugar, vamos fazer uma mostra da história. Tudo começa com Luce dentro do Anunciador, em que ela entrou Deus sabe por que. Minha teoria é de que ela tinha que fazer alguma bobagem, foi mais forte que ela. Ok, ok... A desculpa é de que ela fica nervosa, aparentemente ninguém conta nada a ela, e ela precisava descobrir as coisas. Só que isso não me convenceu... Soou como muita imaturidade. Enfim, ela viaja para dentro do anunciador, e acaba se perdendo numa viagem pelo tempo, em que vai vendo todas as suas vidas anteriores, no momento em que encontrava com Daniel. E... é isso. Até o final que muda tudo totalmente, durante o livro todo ela só viaja pelo tempo vendo o óbvio sentimento que Daniel já demostrava por ela, em suas vidas passadas. 

    Para mim, Fallen é um livro que surgiu de uma ótima ideia, que infelizmente não foi bem construída. A ideia romântica de um anjo que espera pela mocinha em todas as vezes em que ela renasce, mesmo sabendo que ela iria morrer, que "caiu" por ela... É realmente algo lindo. Só que seria lindo, para mim, se fosse convincente. Uau! Acho que eu ia amar, ainda mais com essas capas lindas, que passam a ideia de um ar sombrio que não se cumpre na leitura. Se os personagens fossem mais maduros também. E eu nem me refiro aos de fora, mas em especial à Luce, a protagonista. Ela faz todo o esforço da série, da vida construída em volta dela ser inútil. Simplesmente porque ela não aceita nada bem. É imatura. Então, eu tentei, juro que tentei, e vocês podem ver que resenhei até este livro, mas não deu... Não consegui gostar da série. Paixão foi o auge das burradas e da minha impaciência. E simplesmente não posso me obrigar a ler algo que não me dê prazer, que só serviu como provação para a indulgência. Por isso esta é a última resenha que faço da série. 

    Como eu disse antes, em Tormenta temos toda uma Tormenta de verdade. A incapacidade de Luce de tomar a direção certa fez com que só houvesse burrada atrás de burrada e que eu me pegasse dizendo "bem feito" mais de uma vez. Sem contar a insistência que ela tem de sempre confiar nas pessoas erradas depois do que aconteceu no final de Fallen... Em Paixão esse aspecto tinha que estar presente novamente, e eu acredito que você vá perceber desde o início quem é a pessoa em que ela não deveria confiar. Eu percebi. Todo mundo percebeu. Menos a Luce, que já tinha muitos motivos para não confiar totalmente em seres estranhos, depois de se decepcionar tão feio outras vezes. Mas... ela escolhe confiar nos que a querem mal e ir contra aqueles que já deram mil provas de que a queriam bem, e claro, fazer justamente o que não era para fazer. Então assim começamos... depois de um prólogo em que o próprio Lúcifer aparece, o que para mim foi uma trilha de enrolações, descobertas óbvias e burradas da Luce.

   Dentro do anunciador, ela se descobre visitando todas as suas outras vidas, com Daniel. Ela passa por períodos muito remotos, pela segunda guerra, pela China antes de Cristo, e por muitos outros. Esse passar por diversos tempos foi legal. A ideia de viagem no tempo romântica foi boa. E nós pegamos Luce vendo que Daniel a amava, para sua surpresa. Claro, porque ela tinha que ser insegura e não acreditar totalmente nisso também. Além disso, na viagem, de anunciador para anunciador, Luce conta com a ajuda de Bill. Um personagem que brota do nada, e que muda de aparência com facilidade. Decidindo ficar, ao final, como uma gárgula fedorenta. Claro que ela só vai pensar "ah... legal! Por que não confiar nele? Nem tem um mundo inteiro querendo me matar mesmo... hihihi...". E aí, tudo passa. A história vai se desenrolando. Com todos que estavam reunidos no final de Tormenta atrás dela, também. Pegamos as partes em que eles aparecem, claro, e a vemos encontrar outros personagens também no passado. Até Daniel vê mais sobre seu passado, e nos faz saber mais sobre ele. Mas as páginas seguem só nisso... e ao final, tudo muda drasticamente e o livro acaba numa bomba, para a correria do que está por vir no próximo. Mas... não, eu não corri para ler o próximo e nem vou gastar para comprá-lo. Se eu ler um dia vai ser pelo TOC de não deixar uma série inacabada, e com maus pressentimentos sobre o livro. Afinal, todos os anteriores da série terminaram deixando esse gosto pelo próximo, e a promessa deixada não foi cumprida. Tudo vai devagar, depois... arrastado... com Luce sendo Luce, e Daniel sendo Daniel. Para mim a ideia dele também é romântica, mas ele também não é do tipo de personagem que me cativa... Claro que ele a ama e vai atrás dela, mas ele não tem a personalidade, sabe? Gosto daqueles mocinhos sombrios, em livros sobrenaturais, que têm atitude, fazem rir e frustrar... e adoro principalmente os irônicos, que sabem seduzir e dão motivos para a personagem gostar dele além do rostinho bonito. Nada contra o Daniel, mas... ele não me cativou tanto assim, senão pelo amor que ele sente por ela. Eu o admiro até, me pergunto como ele aguenta... Enfim...

    Concluindo, quando comecei a ler a série, esperava algo maduro, sombrio, que me fisgasse. Até comentei isso nas outras resenhas. Olha essa capa, olha essa sinopse romântica até os ossos. Como poderia não ser bom? Sou fã de romances sobrenaturais, e nossa... são anjos que estão no livro! Toda aquela história num bom estilo de castigo divino e etc, da vida injusta e sem sentido... Só que eu fui ler, e encontrei um romance adolescente que de bom só teve a ideia, e claro, o capista. Porque o desenrolar me decepcionou totalmente. Talvez eu não devesse ter criado expectativas. Eu sei. Mas quando eu vou ler um livro, quando compro um livro, eu pesquiso sobre ele, não dá para não esperar algo dele. Quem compra um livro de que não vai gostar? Você sempre espera que seja bom, que te surpreenda, até. Cá entre nós, fico feliz por ter investido na promoção do Submarino, onde os livros saíram por 10 reais cada um. Se não ia bater um arrependimento... Resumindo, não me mate se você gosta da série. Eu avisei no início. Desculpe, meu gosto e minha razão não conseguiram ver sentido na história. A personagem não amadurece, tudo é lento até o final, e nossa... paramos por aqui. Paramos mesmo. Comenta para mim, se você já leu, com suas impressões. Trocar ideias é sempre bom. 







 Boas leituras!









   








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.