23 setembro 2015

Resenha: Papa Francisco - A essência de sua sabedoria


Oi, queridos!! Tudo bem? Sentiram saudade? Eu senti saudade de vocês! hehe... Tive meus motivos para essa pequena "pausa" de postagens, mas já resolvi tudo que tinha que resolver e estou de volta. :) Hoje a resenha pode parecer só para católicos, mas não é não. Então, leia, independentemente do que você for.

- Livro cedido em parceria com a editora - 


A essência de sua sabedoria
Autor: Papa Francisco - Falas editadas por Carol Kelly-Gangi
Editora: Gente
Assunto/ Categoria: Religião, Figura importante, Igreja Católica - Doutrinas, Vida Espiritual, Reflexões, Amor, Fé, Esperança, Humildade e simplicidade, Família, Perdão.
Páginas: 144
Sinopse: Vivemos em um mundo que a cada dia nos surpreende mais e nos deixa frequentemente com a sensação de desamparo e confusão. Quando parece que não há nada que explique os acontecimentos de nossas vidas, sentimos falta de uma palavra que nos conforte e nos guie nos temas mais importantes da existência. Para aqueles que buscam inspiração, direcionamento, conforto ou força, as palavras revigorantes do Papa Francisco vão fornecer a matéria necessária para que encontrem. Esta coletânea de citações do Papa convida os leitores a viverem a experiência de suas palavras. Eleito o papa mais popular da história, trazendo para o catolicismo a promessa de um recomeço, ele é um ícone não só para os cristãos como para pessoas de todas as religiões. Papa Francisco – a essência de sua sabedoria é um convite para nos aproximarmos de Deus por meio de nossas orações e nos desafia a alcançar aqueles que passam por necessidades, lembrando-nos sempre da misericórdia e da compaixão de Jesus. Receba as reflexões retiradas do discurso do papa sobre temas como: Amor, Humildade e simplicidade, Fé, Esperança, Família e Perdão. Um livro que lhe fará refletir sobre sua relação com você mesmo, com Deus e, principalmente, com todos que estão a sua volta.

Luz para o mundo




Antes de qualquer coisa, minha visão ao escrever esta resenha é de uma pessoa não católica (e também não sou católica fora da resenha). Só que quem não simpatiza com as falas especiais do hoje conhecido como Papa Francisco? Acredito que até quem não acredite em especialmente nada possa gostar de coisas que são ditas por essa figura, que vem revolucionando ideias gerais que se tem/ tinha da Igreja Católica. O principal conceito que o Papa traz é a ação. É muito fácil "pregar" termos religiosos para as pessoas seguirem e voltar para o conforto da vida de um Papa. Só que Francisco não só fala, Francisco faz. Ele é humilde e leva a mensagem de humildade, ele fala sobre o amor e ama, e assim como orientado na religião que prega, não discrimina ninguém. É, claramente, uma pessoa "elevada", ao meu ver.


Por isso, quando soube do livro, quis ver mais do que ele anda dizendo por aí, já que não acompanho tanto notícias do tipo e quando sei delas, é por acaso. Este livro não me decepcionou, quanto ao que esperava ver do Papa. São falas dele em diversos momentos, reunidas neste volume por Carol Kelly-Gangi. É uma leitura super rápida, que só será devagar se você escolher ler uma citação por dia, para ir refletindo melhor, se estiver num assunto que lhe interesse. Eu li rapidinho mesmo, mas tenho como um livro em que posso voltar para rever algumas partes de vez em quando.


Papa Francisco - A essência de sua sabedoria contém jóias preciosas de reflexão para quem busca espiritualidade. E, atenção, isso vai além, muito além, de religião. Espiritualidade tem a ver com conceitos e modos de ver a vida, ligados não só ao "outro mundo", mas a ideias que tornam o ser humano melhor. Ou seja, Francisco é uma figura carismática que diz coisas que podem ser aproveitadas por qualquer um, desde que tenha o coração e a mente abertos para interpretar da melhor maneira possível. Foi isso que fiz, eu li e filtrei o que era "útil" para mim. Neste livro, não temos repetição de missas, ou da bíblica, mas experiências e visões deste homem que estuda e representa o catolicismo, e que muito além disso, vive e divulga mensagens interpretadas de amor, fé, esperança, caridade, humildade, perdão, família e outras.



O livro também traz visões religiosas do Papa. Além das óbvias católicas, que podem ser bem aproveitadas por certo público, ele traz uma que foi muito importante ao meu ver: a da tolerância religiosa. Na verdade, sinto que Francisco traz em suas palavras a tolerância em geral, o respeito. E isso é fundamental para ele, enquanto representante religioso de uma tradição cristã. Um dos melhores meios de ensinar é através do exemplo, por isso Francisco se apresenta como um excelente mestre, porque nos ensina não só repetindo palavras de certa ideologia, mas sendo um exemplo vivo delas e trazendo uma imagem que o mundo precisa ver e refletir sobre. Este livro, com citações diversas, mostra todas essas faces do Papa. Acredito que poderia ter até mais dele, explorar mais algumas citações e trazer mais informações. É um trabalho bem sintetizado, sim, mas que ainda assim, traz mensagens que valem a pena para todos que se dispuserem a abrir seus corações a recebê-las.

3 Estrelas


Um comentário:

  1. Vivian,independente de religião sabemos que o se humano possui o livre arbítrio para tomar decisões e defender aquilo que acha correto.Falar de amor,esperança,caridade,humildade,perdão e família é muito positivo,já que vivemos em um mundo atual em que muitos estão perdendo a essência do que realmente é importante,concordo com você a melhor forma de ensinar ,não é apenas falando e sim vivendo dando o exemplo.Mil beijinhos!!!!!

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.