13 abril 2014

Sentimento de Leitor #4 - Ler no frio





"Um dia frio... um bom lugar pra ler um livro..."


   Só eu estou morrendo de saudade das férias de inverno? Sem preocupações, chuva, vários livros a disposição, o dia todo para ler e fazer suas coisas... Será possível que em meio a esse calor e a toda rotina eu seja a única a querer poder cantar os trechos de Djavan? E que explicação deve existir para a preferência dos leitores pelo frio? Talvez seja o conforto que há em sentar ou deixar debaixo das cobertas, com a sensação de calor e proteção que o frio dá. Só você, o silêncio e algo quente para beber. Há quem prefira café, há quem prefira chocolate quente, chá ou qualquer guloseima. A questão é que sempre fica mais gostoso. Para os não leitores, o frio representa a chance de ficar com alguém, mas nós sempre vamos lembrar que também há a alegria dos livros nos dias frios em que não se tem a companhia amada. Como dizem por aí, é estar só e ao mesmo tempo acompanhado. 

   Quando lemos no calor, além de ter que encontrar a posição ideal, ainda temos que encontrar a posição que dê menos calor. No frio a gente se joga, se enrola, se protege dos monstros de Stephen King ou suspira com os mocinhos dos romances. De qualquer forma, sempre viajamos, e o frio é perfeito para qualquer viagem. Até se o livro estiver em clima elevado. Afinal, nós, brasileiros, já vivemos essa sensação térmica na maior parte do ano, por isso não fica difícil imaginar. Quando o tempo decide dar uma variada, nós agradecemos se estamos em casa com livros por perto. Claro que há a desconstrução do sonho se estamos presos na enchente, mas... é um detalhe da vida do brasileiro. Mais um dia de rotina. Por isso mesmo comecei este post falando das férias de inverno. Aí sim, podemos relaxar. Porque ninguém merece a tentação de estar em casa no frio, sem poder ler porque há milhares de trabalhos para se fazer. Olha... eu entendo isso. A tentação é enorme, a gente até desanima, dependendo do trabalho. Como eu agora. Amanhã eu tenho alguns testes e estudei um pouco, mas sinceramente, meu nível de animação agora é quase nulo para estudar o que falta. E além disso, eu sei que se eu lesse mais de qualquer livro que estou lendo, há maior probabilidade de eu dormir. Ah... o sono. É... o frio dá mais sonolência, e segundo o Google, por causa da iluminação que fica. Mas na minha teoria ainda tem a questão do conforto que sentimos. E aí também entra a parte do silêncio. Ainda mais se você mora com pessoas ativas enquanto você quer ficar quieto num canto lendo. Se essas pessoas dormem, você tem todo o silêncio que queria. Ah... A doce paz do silêncio. Nada para te atrapalhar. Tudo a favor. A tentação de ler é enorme.

    Mas se não houve o silêncio, sem problemas, o fone de ouvido ajuda. Para as meninas tem todo um conjunto de possibilidades. Tem a roupa legal e estilosa de frio que a gente compra e quase não usa, a camisa velha do namorado, as suas roupas velhas e de frio - as mais confortáveis-, e o clássico pijama de tia. Fora o fator de muitas vezes nosso cabelo ficar divo mesmo em casa, o que ainda auxilia a autoestima. Ficar linda até com pijama de tia. E aí podemos emendar tudo no caminho do perigo. Você vai ao supermercado comprar doces e já garante uns quilinhos, e quando volta, ainda entra na internet para descansar um pouco e descobre que tem aquela promoção de livros! E é aí que a gente descobre que pode gastar até mais em livros no frio. Você já leu uns três no tempo em que lia um, normalmente, pensa que vai ler muito mais. Como diz o comercial em alta "sabe de nada, inocente!". Só que as férias acabam e você não lê aquelas compras de inverno. O tempo passa e você só lê eles ano que vem. Além de engordar, ficar com roupa velha confortável, e se largar um pouco, você ainda gasta mais e aumenta a lista de livros. Mas vamos combinar que esse é mais um típico sentimento de leitor. Para nós, tudo isso é perfeito e vale a pena. Além disso, é super normal. Agora para os não leitores... Ah... esses vão postar que querem um par romântico no Facebook. Enquanto isso, estaremos em lugares muito, muito distantes. 




 Para finalizar, só desejo ânimo a todos nós, enquanto esperamos o frio. Continuaremos com a sensação costumeira do calor e dos dias bonitos, mas com o cansaço intensificado do transporte cheio e ruim e os pesares da rotina sem descanso. Então... Boa sorte! Lembre-se de que já estamos em abril!





















8 comentários:

  1. Oi, Vivian
    Gosto muito mais do inverno do que do verão. É muito bom ler um livro debaixo do cobertor.

    ResponderExcluir
  2. Oi miga...
    Adoro o frio!
    Chuva só se for aquela fininha....
    calor só é bom pra quem não faz nada e é rico!
    Lindas palavras!!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  3. Nasci no lugar errado , pois amo frio e moro numa cidade tropical ):
    É muito bom ler no frio , com um mingau quentinho do lado *-* haha
    Amei o post !
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  4. Odeio frio, mas ler no frio é bom DEMAAAAAIS. Inclusive, quero aproveitar essa chuvinha de hoje para dar uma lida no Entre o Agora e o Nunca =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amoo frio, mas confesso que minhas pernas ficam doendo no frio. ):
    E realmente, ler no frio é MUITO melhor. Debaixo do cobertor, quentinha e no silêncio. Perfeito. <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian...O inverno sem dúvida é a época que mais leio, então adorei tua postagem!!POis ficamos mais em casa e o tempo assim somente ajuda!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonado pelo frio. Se pudesse, viveria em um ligar coberto por neve o ano inteiro. kkkkkk
    E realmente, não há lugar melhor para ler do que debaixo das cobertas. =D

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Eu não sou muito adepta ao frio. É bom pra ficar em casa. Mas quem trabalha é horrível.
    Amei o texto.
    Beijinhos!

    Www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.